informe o texto

Notícias | Brasil

Conselhos de Saúde e Frente pela Vida exigem lockdown nacional por 21 dias para redução da transmissão

Conselheiros de saúde de todos os estados assinam carta conjunta

20/03/2021 - 08:47 | Atualizada em 21/03/2021 - 18:32

Redação

Conselhos de Saúde e Frente pela Vida exigem lockdown nacional por 21 dias para redução da transmissão

Foto: Reprodução

Em reunião com a mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na última quinta-feira (18/03), representantes dos Conselhos Estaduais de Saúde (CES) e Conselhos Municipais de Saúde (CMS) das capitais assinaram carta conjunta com a Frente pela Vida e se somaram ao movimento Fórum Nacional de Governadores, reforçando uma união nacional em defesa dos brasileiros.

Com isso, conselheiros de saúde de todos os estados reafirmam a urgência de uma ação coordenada entre as três esferas de governo para diminuir o número de pessoas contaminadas e óbitos causados pela Covid-19. O documento exige adoção imediata de medidas restritivas rígidas da circulação de pessoas com a implementação de um lockdown nacional por 21 dias para redução da transmissão.

Também exige a garantia do auxílio emergencial no valor de R$ 600 às pessoas em situação de vulnerabilidade, até o final da pandemia, e apoio às empresas em dificuldades de manter empregos e salários. As medidas devem estar associadas à aceleração da vacinação para toda a população, sob a coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Precisamos reforçar as medidas que podem frear o colapso que estamos vivendo no SUS e esta tragédia humanitária que virou o nosso país”, afirma o presidente do CNS, Fernando Pigatto.

“É um momento importante para nos reunir e afinar nosso discurso, porque a situação é muito calamitosa. Não imaginávamos, nem nos nossos piores pesadelos, que teríamos governos praticando o genocídio da população”, avalia o conselheiro municipal de saúde de Natal (RN) Sedru Cavalcanti.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet