informe o texto

Notícias | Legislativo

Urnas mudam composição de forças na Câmara

08/10/2012 - 10:24

Cícero Henrique

 A composição das bancadas da Câmara de Cuiabá e Várzea Grande será completamente diferente na próxima legislatura.  Por outro lado, o PSDB conseguiu eleger três.

Além do PSC, outros partidos melhoraram sua situação na Câmara. PSB, PV, PDT,PRP,PRTB e PSC ganharam mais uma cadeira cada. Sem representação 

Na avaliação do cientista político Luiz Domingos Costa,de acordo com ele, a presença do candidato de um determinado partido serve como um “atalho cognitivo” na escolha do verea­­dor. Se o eleitor opta por votar no prefeito de um partido, a tendência é que ele escolha um vereador da mesma legenda. 

Um aspecto que se destaca da eleição deste ano é a fragmentação da Câmara: ao todo, 12 partidos estarão representados na Casa, a maioria deles com duas cadeiras ou menos. Para Costa, isso será uma vantagem para o prefeito eleito, uma vez que o “custo” da atração de bancadas menores acaba sendo menor do que a cooptação de grupos maiores. “Um partido com apenas um vereador não tem condições de exigir uma secretaria, por exemplo”, diz Costa.

Velhos perfis

Mas a mudança de quase 50% da composição da Câmara não significa uma alteração no perfil dos vereadores de Cuiabá.

 

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet