informe o texto

Notícias | Executivo

Justiça multa instituto Voice

03/10/2012 - 21:09

KAMILA ARRUDA

O instituto Voice Pesquisas e Comunicação foi multado em R$ 53,2 mil pela Justiça Eleitoral por divulgar pesquisa de intenção de voto para prefeito do município de Juína sem atender às determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão foi proferida nesta terça-feira (2) pelo juiz da 35ª Zona Eleitoral, Edson Reis. Além da multa, o magistrado também suspendeu a divulgação do material por parte do instituto, bem como dos postulantes ao candidato a prefeito da cidade e dos veículos de comunicação. O valor da punição é referente ao valor mínimo indicado na legislação que regulamenta a divulgação dos números levantados nas pesquisas de opinião.

O despacho é em resposta à impugnação impetrada pela coligação encabeçada pelo petista Altir Peruzzo. O grupo alegou que a pesquisa não apresentou a identificação do nível econômico dos entrevistados, dados estes que são exigidos pela resolução do TSE.

Apesar do Voice informar um “pequeno” lapso no momento do registro eletrônico da pesquisa no sistema do Tribunal Superior Eleitoral, o magistrado não aceitou a defesa apresentada pela empresa, registrando que “amenizar o alcance da norma e permitir, nas pesquisas de opinião pública, que a ponderação não abranja todos os itens quanto ao sexo, idade, grau de instrução e, também, o nível econômico é permitir possível ausência de idoneidade, com sérios riscos de distorções na prestação de serviço que pode alterar os rumos de disputa eleitoral, com sérios prejuízos ao estado democrático de direito”.


 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet