informe o texto

Notícias | Executivo

Executivos franceses manifestam interesse em investir em Mato Grosso

26/01/2017 - 18:13

Redação

O grupo de executivos, acompanhado do embaixador Laurent Bili, avaliam potencialidades de Mato Grosso e aguardam licenças da Sema para empreendimentos.

Governo

O embaixador francês no Brasil, Laurent Bili, acompanhado de executivos de multinacionais das  áreas de energia elétrica, farmacêutica, engenharia, nutrição animal e vegetal (fertilizantes), estiveram reunidos com o governador Pedro Taques.

No Palácio Paiguás o grupo manifestou interesse em investir em Mato Grosso. Pedro Taques aproveitou a oportunidade para apresentar as potencialidades do Estado.

O vice-presidente da EDF Brasil, Yann Des Loungchamps, destacou que a empresa já está investindo na Companhia Energética de Sinop (CES), responsável pela construção e exploração da hidroelétrica do município.  Situada no Rio Teles Pires, a companhia aguarda ainda a concessão de licença ambiental pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), cuja liberação está prevista para o mês de março.

“Mato Grosso é um Estado que dá muitas oportunidades para as empresas estrangeiras investirem no potencial do Estado. É por isso que a EDF tem decidido voltar ao Brasil, através de Mato Grosso, investindo nessa hidroelétrica, de 400 Megawatts, cerca de R$ 3 bilhões. Estamos hoje em uma fase em que precisamos do apoio das autoridades no âmbito das licenças e nesse aspecto recebemos suporte do governador e sua equipe”, disse o executivo.    

Prefeitura de Cuiabá       

Posteriormente o grupo foi recebido, nesta quinta-feira 26,  pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

“Falamos um pouco sobre a possibilidade de marcar Cuiabá no calendário de atividades culturais francesas no Brasil, especialmente com o foco dos 300 anos de Cuiabá. Além disso, estudaremos a realização de um seminário sobre cidades sustentáveis, contribuindo para a formatação de um plano de modernização da cidade”, disse o embaixador Laurent Bili.

Emanuel Pinheiro, por sua vez, enfatizou a importância da presença dos dois representantes comerciais de grupos interessados na Capital. Marcelo Scattolini, que é diretor da Divisão de Vacinas do grupo francês Sanofi Pasteur, apresentou o desejo de uma parceria com o Município para o fornecimento de vacinas contra Dengue. “Uma das primeiras ações nossas foi criar o Comitê Permanente de Combate a Dengue, Zika e Chikungunya. Portanto, isso é prioridade”, destacou o prefeito.

Já o diretor geral comercial do grupo francês Timac Agro, Daniel Koshiyama, previu a ampliação dos investimentos em Mato Grosso, uma vez que o Estado é líder na produção de grãos e proteína animal. Com sede em Porto Alegre (RS), a empresa também atua na fabricação de fertilizantes e já possui mais de 60 pessoas trabalhando na comercialização de seus produtos no Estado. A meta para 2017 é chegar a 100.

“Apostamos em Cuiabá e acreditamos que a Prefeitura ajudará a criar um ambiente favorável para ampliarmos nossos investimentos”, comentou, ao receber como resposta do prefeito “estamos prontos para recebê-los”.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet