informe o texto

Notícias | Executivo

Primeiro dia de caravana termina com mais de 900 pessoas atendidas

25/01/2017 - 06:38

Redação

O papel de encaminhamento para a cirurgia de catarata foi recebido como um verdadeiro presente para o pedreiro José Couto, de 72 anos de idade. Na fila de espera há mais de três anos, o idoso viu o tempo passar e a doença tomar conta de parte de sua visão. O jeito foi deixar de dirigir, uma de suas verdadeiras paixões, e se locomover de bicicleta.

Considerou a cirurgia um presente já que ela está marcada para esta quinta-feira, dia em que completa 73 anos de idade. E após a perda recente de sua esposa com quem foi casado por 51 anos, a Caravana da Transformação serviu para resgatar dentro dele um sentimento de esperança sob um novo olhar. “Vocês me deram muito ânimo”, emocionou-se o idoso.

José é uma das 991 pessoas atendidas no primeiro dia da Caravana da Transformação, que acontece no município de Jaciara até o dia 3 de fevereiro. No total, foram realizados 3.783 procedimentos e 667 pacientes foram encaminhados para cirurgias, sendo 508 de catarata, 90 de pterígio e 69 de yag laser. As cirurgias começam na próxima quinta-feira (26.01).

Os exames servem para detectar o estágio das doenças como a catarata e o pterígio e a necessidade da realização de cirurgias. Por isso, o público-alvo destes atendimentos são pessoas com mais de 55 anos de idade, já que a incidência da doença é maior nesta faixa etária.

Na avaliação do secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana da Transformação, José Arlindo de Oliveira, a experiência do primeiro dia de atendimento foi positiva. “Nós esperamos atender até mil pessoas por dia e ninguém voltou para casa. Todos que vieram foram atendidos pela caravana”, lembrou José Arlindo.

O coordenador-geral da iniciativa também adotou como rotina ao longo das outras três edições do evento uma reunião com a equipe técnica ao final do dia para a avaliação de resultados, prática que permite melhorias em pequenas ocorrências que possam ocorrer durante a caravana. “Buscamos levar sempre o melhor atendimento ao cidadão mato-grossense, cientes do compromisso deste Governo, que é não deixar nenhum mato-grossense para trás”.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet