informe o texto

Notícias | Geral

O Ibama não será intimidado, diz diretor

26/06/2012 - 12:17

Cícero Henrique

Fiscais do Ibama em Sinopdizem estar recebendo amaeaças após a revelação de um esquema criminoso que retirava madeira de uma área particular e transportada para os municípios de Cláudia e União do Sul. Lá eram beneficiadas em madeireiras. O esquema foi descoberto graças à utilização de chips.

Segundo informações do Ibama, os cabeças do crime ambiental estão prestes a serem revelados, por isso as ameaças começaram. O gerente do Ibama emm Sinop, Evandro Carlos Selva, é um dos que foram ameaçados por meio de ligações telefônicas.

A retirada ilegal de madeira resultou em prejuízo de R$ 20 milhões nos últimos seis anos, conforme o Ibama. O gerente do Ibama emm Sinop, Evandro Carlos Selva, um dos que foram ameaçados por meio de ligações telefônicas, diz que 50% da madeira beneficiada no estado é proveniente de extração elegal.

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama em Brasília, Ramiro Hofmeister, cobra maior participação da Sema na fiscalização de empreendimentos do setor madeireiro.

“Quando os estados não cumprem sua função, nós vamos lá e fazemos. De acordo com a Lei Complementar 140 quem fiscaliza é quem licencia. Não é uma crítica aos servidores da Sema, mas é o sinal de uma fragilidade uma vez que se tem que cumprir a lei”, ponderou o diretor do Ibama em entrevista para o site G1.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet