informe o texto

Notícias | Executivo

Temer encaminha demandas de governadores para a equipe econômica

17/08/2016 - 07:54

Jô Navarro

 O presidente interino Michel Temer (PMDB) recebeu ontem à noite comitiva de governadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que cobram repasse do Fundo de Exportação (FEX) e investimentos nos Estados.

Temer concorda com os governadores que é preciso retomar o crescimento e disse que vai levar suas reivindicações para a equipe econômica para que busque alternativas que possam garantir algum auxílio financeiro a esses estados.O presidente pediu duas semanas de prazo para avaliar as propostas dos governadores para aumentar em 1% o Fundo de Participação dos Estados em 2017 e mais 1% em 2018.

Os gestores cobram medidas que possibilitem aos estados e ao Distrito Federal aumentar a arrecadação de tributos e receitas com impostos.

O governador de Mato Grosso, pedro taques (PSDB) estava lá, exigindo o repasse do FEX, uma compensação às exportações agrícolas que são isentas do ICMS.

Mato Grosso está sem caixa e atrasou o repasse constitucional do duodécimo para o TJ, MP, AL e TCE a fim de garantir o pagamento de salário do funcionalismo.

O cobertor é curto e no final quem pode ter salário atrasado são os servidores dos Poderes. Sem contar o atraso no pagamento das empresas que prestam serviços para estes órgãos.

O efeito dominó acaba chegando ao comércio, que já amarga quedas sucessivas nas vendas, com aumento de desemprego.

Os governadores saíram da reunião desapontados, pois nenhuma solução prática foi apresentada por Michel Temer. Não basta ser compreensivo e positivo, é preciso agir.

Leia também:

Fex é a esperança para colocar duodécimo em dia, diz governador

 

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet