informe o texto

Notícias | Executivo

MT vai divulgar PIB a cada trimestre

01/08/2016 - 12:40

Redação

Mato Grosso vai contar com a estimativa trimestral do Produto Interno Bruto (PIB). A compilação dos dados será realizada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), por meio da secretaria adjunta de Informações Socioeconômicas, Geográficas e de Indicadores. A previsão é que o primeiro resultado seja divulgado ainda neste ano. Atualmente, outros oito Estados já preveem o PIB trimestralmente.

O PIB é um indicador econômico que mede o que foi gerado de riqueza em um determinado período. A estimativa trimestral mostra a tendência do desempenho econômico em curto prazo e é fundamental para acompanhar o desdobramento das políticas públicas, afirma a coordenadora de Estudos Socioeconômicos da Seplan, Vallência Gomes.

“A estimativa trimestral do PIB vem ao encontro do anseio dos formuladores de políticas públicas, da iniciativa privada e do meio acadêmico por informações de curto prazo, pois possibilitam a construção de um retrato bem mais atualizado da realidade da economia de Mato Grosso”, afirma Vallência. 

Atualmente, os resultados dos cálculos do PIB do sistema de Contas Regionais não atendem a temporalidade exigida pela dinâmica econômica. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são divulgados com uma defasagem de dois anos. Segundo Vallência, a estimativa trimestral do PIB contribuirá para a redução desse lapso temporal de indicadores, antevendo os resultados do sistema de cálculos do PIB Regional.

Uma equipe da Seplan foi designada para viabilizar instrumentos, processos e metodologia compatíveis e comparáveis com as dos sistemas de contas regionais. Há pouco mais de um mês, a equipe de economistas formada por servidores efetivos do Estado vem sendo capacitada para disponibilizar, através dos cálculos do PIB, indicadores atualizados sobre a realidade socioeconômica regional.

Na última semana, foi realizada a segunda fase da capacitação e outras três já estão pré-agendadas. Até o mês de maio de 2017 a Econsult – empresa de consultoria e pesquisa econômica – vai continuar a prestar assessoria e treinamento aos servidores da Seplan.

O gestor governamental e economista, Eduardo Matsubara, destaca que a construção da estimativa trimestral do PIB só foi possível após a estruturação da equipe de contas regionais. Outro fator que favoreceu foi a realização de pesquisas mensais da indústria e serviços em Mato Grosso feitas pelo IBGE, que servem de insumos para o levantamento trimestral. 

PIB Trimestral MT

Entre outras atribuições, a Seplan é responsável pela sistematização e manutenção de estatísticas e informações, elaboração de índices, indicadores e estudos, bem como a mensuração da riqueza econômica do Estado e de seus municípios, através do cálculo do PIB em parceria com o IBGE.

A estimativa trimestral do PIB utilizará um conjunto de variáveis que serão responsáveis por demonstrar a dinâmica econômica no período. O levantamento deve obedecer a dois princípios básicos: a comparabilidade e a compatibilidade, informações regionalizadas comparáveis entre si, no tempo e no espaço, e a integração com as Contas Nacionais Regionais, respectivamente. 

Para Cláudia Baptista, consultora da empresa contratada e membro do Comitê Nacional do IBGE, o objetivo da capacitação é compartilhar a metodologia de construção do PIB de outros estados com Mato Grosso. “Através do conhecimento das contas regionais, aplicadas às trimestrais teremos duas contas falando e caminhando no mesmo sentido. Em termos metodológicos a antecipação desses indicadores contribui para uma forma mais precisa para se falar sobre a economia atual”, pontua ao destacar a experiência do estado de Pernambuco que há vinte anos realiza a estimativa trimestral do PIB.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet