informe o texto

Notícias | Executivo

Modelo inovador de integração no HU é tema de pesquisa

31/07/2016 - 11:10

Redação

Professores e acadêmicos dos cursos de pedagogia, psicologia, pediatra, fonoaudiologia, enfermagem e medicina desenvolvem a dois anos o projeto Fora da Bolha. A ação tem como foco os benefícios pedagógicos e psicológicos do trabalho desenvolvido na classe hospitalar.

“Nesse hospital, contamos com a abertura dos profissionais da saúde, assim o atendimento médico é conjugado com o pedagógico. Trabalhamos com o objetivo comum: o bem estar e recuperação das crianças”, conta a professora Valéria Melli. Ela compõe a equipe com a também pedagoga Maria Nazaré dos Santos Xavier e a psicopedagoga Luzia Campos de Almeida, contratadas pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) para a classe hospitalar do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), em Cuiabá.

Entre as atividades de destaque da classe hospitalar, as professoras Valéria, Luzia e Maria Nazaré desenvolvem um trabalho junto a equipe médica e de enfermagem, de forma que as crianças se tornem protagonistas da própria saúde. A exemplo do trabalho especial com a diabetes. “As que precisam desse controle alimentar e medicamentoso recebem todas as informações das equipes de forma bem didática, e depois dão aula sobre o tema para equipe multidisciplinar”, conta Valéria Melli.

A cinco anos na classe hospitalar, a pedagoga Valéria conta que no início da classe, em 2004, o trabalho era realizado por recreadoras. Com o tempo, o trabalho foi melhorado e ampliado. Entre as atividades das professoras, está a capacidade de lidar com as diversas personalidades e especificidades dos estudantes. As professoras exemplificam que maioria dos jovens são mais colaborativos e produtivos pela manhã, baseadas nessa informação as professoras desenvolvem as atividades.

A psicopedagoga Luzia Campos de Almeida trabalha também está a cinco anos na classe hospitalar, antes trabalhou na escola Vera Pereira em Várzea Grande, especializada em Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na época da contratação, a professora realizou a contagem de pontos para a Escola Estadual de Educação Especial Raio de Sol, e foi informada que precisam de equipe no hospital. “Conhecia o trabalho da equipe e tinha interesse, quando falaram da vaga eu decidi por vir”.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet