informe o texto

Notícias | Executivo

Governo de MT remaneja Esportes e Lazer para Educação

29/09/2015 - 19:04

Jô Navarro

 Foi protocolada hoje, 29, na Assembleia Legislativa, a Mensagem 61 do Governo do Estado, que transfere as ações de Esportes e Lazer para a pasta da Educação.

No início do ano houve a fusão da secretaria de Cultura com a de Esportes e Lazer. A experiência não deu frutos e havia disputa por recursos, sendo que pessoas ligadas ao esporte alegavam que a Cultura estava sendo priorizada em detrimento do Esporte. 

Leia também: 

MT pode ficar sem representação no campeonato brasileiro de Futsal

Segundo a justificativa apresentada pela Mensagem 61, Educação e Esporte têm afinidades, sendo que as atividades esportivas favorecem o rendimento escolar.

 “Nesse cenário, a execução das políticas educacional e esportiva por um mesmo órgão governamental poderá ter o condão de otimizar o desenvolvimento social que delas se espera”, diz um trecho da mensagem.

Com a alteração, todas as atribuições conferidas ao Estado relativas ao esporte e ao lazer serão mantidas, conforme o plano de governo apresentado. A mudança proposta na legislação, portanto, apenas deve remanejar competências dentro da estrutura administrativa existente. 

“De todas as ações para transformar a educação, o desenvolvimento de uma política de prática esportiva é uma delas e este é o momento apropriado para trabalhar a transversalidade e agregar esta ação, determinada pelo governador Pedro Taques”, observou o secretário de Estado de Educação Permínio Pinto. 

O secretário adjunto de Esportes e Lazer Pedro Luiz Sinohara argumentou que a área finalística do Esporte já desenvolve atividades em parceria com a Seduc, como os Jogos Escolares da Juventude, envolvendo equipes de diversas modalidades individuais e coletivas, formadas por alunos da rede pública de ensino. "Estamos realizando com a Educação vários eventos em conjunto, como é o caso dos Jogos Escolares. Já existe uma parceria e, por isso, acredito que nessa integração, uma vez que o Esporte e a Educação têm muitas afinidades e projetos para serem desenvolvidos agora e no futuro", frisou Sinohara. 

O Governo do Estado ressaltou que permanecerá incentivando o desporto em todas as suas manifestações, não somente o desporto educacional, mas também o desporto de participação, de rendimento e de formação, nos termos da Política do Esporte.

(Jô Navarro, com informações do Gcom)
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet