informe o texto

Notícias | Legislativo

'Iniciamos uma nova fase na vida brasileira', diz Pedro Simon, ao lançar livro de entrevistas

11/12/2014 - 09:17

Redação

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) lançou nesta terça-feira (9), em sessão de autógrafos no Senado, o livro “Entrevistas”, uma coletânea de entrevistas a jornais, revistas e programas de TV desde 1978, quando foi eleito senador pela primeira vez, pelo MDB. Em 415 páginas, o livro editado pela Gráfica do Senado traz depoimentos marcantes, nas entrevistas concedidas no momento em que os fatos se desenrolavam. Ao agradecer a homenagem, Pedro Simon, que está deixando o mandato destacou o momento que vive o país:

– Chego ao final de uma longa caminhada. Foram 60 anos de mandato e atuei com muito respeito. Hoje estamos iniciando um grande momento na vida brasileira, pois a sociedade está avançando. Aos poucos, o Brasil será aquele que sonhamos — disse Simon. Compareceram à sessão de autógrafos que lotou o salão nobre do Senado, o ministro da Previdência Garibaldi Alves, os ministros Ayres Britto, Marco Aurélio Mello e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares, jornalistas, estudantes e público em geral.

O senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE), que falou em nome do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou Simon como “o maior de todos tempos”.

– O mandato dele é motivo de orgulho. Ele é corajoso em suas ideias e na defesa delas. – elogiou Eunício.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) chamou o colega de “Dom Quixote dos últimos 50 anos”.

– Simon esteve presente nos primeiros passos pelas Diretas Já e consolidou a transição para a democracia. Demonstrou resistência e se manteve firme até os dias atuais. A sua atuação é exemplo para renovar a juventude – enalteceu.

Ivete Simon, esposa do senador, comentou que a trajetória da vida pública do marido foi traçada com ideologia e amor.

– Ele manteve a mesma postura ética ao longo dos anos. Após deixar o Senado, pretende visitar universidades e passar essa ideia aos jovens. – antecipou.

CPI DOS CORRUPTORES

Conhecido por defender a moralidade pública, Pedro Simon foi protagonista dos principais acontecimentos políticos da história recente do país. Um dos organizadores da campanha Diretas Já, o senador coordenou a Comissão Parlamentar de Inquérito do Impeachment do presidente da República e apoiou as manifestações populares de junho de 2013.

O momento em que deixa o mandato coincide com a prisão dos principais empreiteiros do país, acusados de terem criado um verdadeira cartel para fraudar licitações públicas, conforme apojhntam as investigações sobre a corrupção na Petrobras. Desde 1993, Simon defende a criação de uma CPI dos Corruptores, ou CPI das Empreiteiras como também ficou conhecida a proposta.

Em 415 páginas, o livro editado pela Gráfica do Senado é o mais recente de Pedro Simon, autor de 135 obras. Entre elas estão “A impunidade veste colarinho branco”, “Atualidade de Alberto Pasqualini” e “O Senado nos trilhos da história”. Todos os títulos estão disponíveis na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet