informe o texto

Notícias | Legislativo

CPI da Cooamat faz oitivas nesta terça-feira

02/12/2014 - 16:04

Redação

 Após denúncia formalizada pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PSD-MT), o Ministério Público Federal (MPF) investiga o uso da Cooamat em benefício do Grupo Bom Futuro, do produtor de soja Eraí Maggi. 

Na semana passada foi decretado, a pedido do investigado, o sigilo de justiça. O MPE e a Delegacia Fazendária também investigam o caso denunciado por José Riva.
 
Segundo o deputado Riva, há fortes indícios de que a Bom Futuro estaria utilizando combustível e insumos comprados pela Cooamat, que é beneficiada com isenção fiscal sobre essa taxa.
 
Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso está em curso uma CPI para investigar o caso. Hoje, 2, às 15 horas, está convocado para prestar esclarecimentos o diretor presidente da Cooamat, Donato Cechinel. Já na quinta-feira (4), será convocado o conselheiro fiscal da cooperativa, Saul Lourenço de Lima.
 
Para o dia 9 de dezembro, será convocado o diretor executivo financeiro, Roberto Bertoncello. No dia 11, é a vez do secretário da cooperativa, José Vengrus Filho. 
 
Também nesta terça-feira será votado o pedido de convocação de Eraí Maggi.
 
Segundo o presidente da comissão, Alexandre César (PT), foram encaminhados, com pedido de urgência, o requerimento apresentado por Riva, solicitando informação a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), para a entrega de documentos sobre as exportações, comercializações, transferência de produtos e aquisição de insumos da Cooamat. Também para o encaminhamento por parte da secretaria, da possível existência de autos de infração da cooperativa e em caso positivo, qual a situação de cada um dos processos.
 
Outros requerimentos encaminhados também foram encaminhados para saber a situação fiscal da Cooamat para comprovação do pagamento em dia ou não por parte da Sefaz, informações sobre o pagamento de ICMS da cooperativa e à Procuradoria Geral do Estado (PGE), pedidos de comprovantes de pagamentos da cooperativa. “Espero estar com esses documentos até o dia 11 para a elaboração do relatório”, disse o petista.    
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet