informe o texto

Notícias | Malagueta

COTA DE 50% PARA MULHERES NOS LEGISLATIVOS

26/11/2014 - 11:40

Redação

 Projeto aprovado hoje (26) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no Senado reserva 50% das cadeiras para preenchimento por mulheres. 

O PLS 295/2011- Complementar, da senadora Gleisi Hoffmann (PT-SC), alcança a Câmara dos Deputados, as assembleias estaduais, a Câmara Distrital do Distrito Federal e as câmaras de vereadores.
 
A legislação atual define uma reserva mínima de 30% para candidaturas femininas. A medida já vem sendo aplicada aos partidos há quase 20 anos, mas não trouxe os resultados esperados. As mulheres ainda ocupam menos de 10% dos assentos, embora representem mais de 52% do eleitorado nacional, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.
 
Relatório
 
A relatora, senadora Ângela Portela (PT-RR), opinou pela aprovação do projeto na forma de um texto substitutivo. Ela sugeriu o acréscimo da expressão “ao menos”, para evidenciar que a reserva será de pelo menos 50% das vagas. Além disso, simplificou as regras de arredondamento do cálculo, no caso de vaga fracionada. Em favor de mais uma vaga feminina, o valor da fração será sempre igualado a um inteiro.
 
A proposta passará pelo Plenário, para votação final. Se aprovada, seguirá para análise na Câmara dos Deputados.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet