informe o texto

Notícias | Executivo

Resumo da semana em Cuiabá e Várzea Grande

22/11/2014 - 11:44

Cícero Henrique

Durante esta semana o governador eleito Pedro Taques (PDT) anunciou alguns escolhidos para ocupar secretarias de Estado a partir de janeiro de 2015.


Taques confimou até agora o jornalista Jean Campos (Comunicação), o advogado Marco Marrafon (Planejamento), o administrador Júlio Modesto (Administração),  e o empresário Gustavo Oliveira, em pasta a ser definida.


Cotados
Permínio Pinto (PSDB), ex-secretário de Educação de Cuiabá, é cotado para assumir Secretaria Estadual de Educação (Seduc);


Eduardo Chileto, arquiteto, é cotado para a Secretaria de Cidades;


Marcelo Duarte, da Aprosoja, para a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop);


Paulo Brustolin, na Secretaria de Estado de Saúde;

CPI DA COOAMAT
Instalada na ALMT a CPI que investiga sonegação de impostos na Cooamat, cooperativa fundada pos Eraí Maggi, o rei da soja em Mato Grosso.


Autor do requerimento de abertura da CPI, o deputado José Riva (PSD) insiste na convocação de Eraí Maggi. O parlamentar argumenta que o comparecimento do fundador da Cooamat é necessária e garante a ele (Eraí) oportunidade de esclarecer as denúncias de sonegação de impostos. Por outro lado, segundo o site Olhar Direto publicou, a defesa de Eraí Maggi espera ganhar tempo e evitar que o empresário seja inquirido na CPI.


A Comissão corre contra o tempo para realizar convocações,oitivas e entregar o relatório até o dia 17 de dezembro, como se comprometeu José Riva.


Leia mais sobre a CPI da Cooamat:


CPI da Cooamat convoca 4 diretores; convocação de Eraí Maggi ainda será votada


PEGOU MAL
Repercutiu muito mal a possibilidade aventada pela imprensa cuiabana de possível indicação de Gilmar Fabris (PSD) para vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE).


Pegou tão mal que servidores do TCE estão mobilizando diversas entidades para tentar impedir a indicação. Eles alegam que para assumir a vaga o indicado deve ter reputação ilibada. Na segunda-feira, às 9 horas, acontece um ato público no Espaço Liu Arruda, no TCE.


Uma vaga será aberta na próxima terça-feira, 25, quando o conselheiro e ex-deputado Humberto Bosaipo deve se aposentar com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço. Ele espera, assim, remeter processo que tramita no STJ para a primeira instância. O conselheiro é réu em processo criminal por suspeita de desvio de dinheiro na Assembleia Legislativa.

OPERAÇÃO CAMALEÃO
Virou motivo de piada nas redes sociais a declaração do prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães (PMDB), sobre a mudança na razão social de uma sapataria que virou construtora e abocanhou contratos de R$ 10 milhões com a prefeitura.


Depois da devassa em seu gabinete, prisão do seu irmão por posse ilegal de armas e munições, Wallace saiu-se com essa pérola.

Leia mais:

Gaeco investiga contratos de ex-sapataria que faturou contratos milionários em VG

Médico irmão de prefeito passou a noite na cadeia após flagrante

PREFEITURA DE CUIABÁ APERTA O CINTO
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), reuniu a imprensa nesta semana para anunciar a demissão de 500 comissionados e a extinção de 9 secretarias. A palavra de ordem é reduzir despesas. Com queda de arrecadação em 2014 e a perspectiva de que a situação seja bem pior em 2015, a palavra de ordem é economizar.Seria um bom momento para o prefeito pedir à Câmara a revogação da Lei 5653/13 que instituiu o pagamento de Verba Indenizatória para secretários e prefeito. Fica a dica.


Leia mais sobre isso:


Prefeito corta secretarias, demite 500, mas não aventa acabar com a verba indenizatória

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet