informe o texto

Notícias | Executivo

MT-Hemocentro apela a doadores para garantir estoque para o final de ano

11/11/2014 - 19:27

Redação

O MT - Hemocentro iniciou a campanha permanente de doação de sangue na segunda-feira (10/11) para  garantir a manutenção dos estoques em níveis estratégicos no Estado. É preciso repor o estoque para o período de final de ano, pois no período de final de ano as doações tendem a cair muito. Justamente no período em que a demanda aumenta nos hospitais.

"Estamos sempre lembrando a importância de doar. Com isso, temos nossos doadores fidelizados que nos ajudam todo ano a manter nossos estoques e prestar apoio aos hospitais. Neste período de grande circulação de pessoas aumentam os acidentes automobilísticos, e consequentemente há sobrecarga nos hospitais. Antecipando a campanha, já estamos nos preparando, e buscando o doador. Muitos viajam, e esta é a oportunidade de virem até a sede o MT-Hemocentro, antes de viajarem", afirmou a diretora do órgão, Eliana Rabene.

O cuiabanos já demonstraram em outras ocasiões o quanto são solidários e respondem ao chamado para salvar vidas. Em setembro passado uma pane elétrica comprometeu o estoque de plaquetas e sangue. O Hemocentro precisou apelar para doações de emergência. O resultado da mobilização dos doadores voluntários resultou em 248 bolsas em uma semana, que produziram ainda 90 bolsas de plaquetas. 

O Hemocentro de Mato Grosso é responsável pela coleta e distribuição de sangue e hemocomponentes para toda a rede pública de Saúde, além de alguns hospitais conveniados e contratados. O objetivo principal da antecipação da campanha é não deixar faltar o sangue nestas unidades. O doador é o aliado da campanha neste chamamento.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é necessário que a pessoa sinta-se bem, com saúde. Ela deve apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, ter entre 16 e 69 anos, e peso igual ou superior a 51 quilos. Os candidatos à doação com idades entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável e a coleta deve ser autorizada por ele.

Como proceder antes de doar sangue? 

Para o dia da doação é recomendado que o doador esteja bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento, faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evite fumar por pelo menos duas horas após a doação.

Doar sangue é seguro. O procedimento é orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados e experientes, e todo o material utilizado na coleta é descartável. Doar sangue não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece e não vicia. O organismo somente repõe (e rapidamente, entre dois e três dias) a quantidade de sangue doada, não fabricando a mais nem menos do que o ser humano necessita.

Ao doar sangue, são realizados gratuitamente os exames: tipo sanguíneo e fator RH; Hepatites B e C; HIV; Sífilis; Doença de Chagas; e HTLV I e II. 

Onde doar

A Unidade do MT Hemocentro que fica na Rua 13 de junho, 1.055, bairro Porto, em Cuiabá, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30 e aos sábados, das 7h às 12h.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet