informe o texto

Notícias | Legislativo

DIAP estima renovação de 50% da Câmara dos Deputados

24/07/2014 - 10:25

Redação

 Dos 513 deputados, 399 vão tentar a reeleição. De acordo com um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), 77,78% dos que ocupam uma cadeira na Câmara dos Deputados vão tentar um novo mandato. Dos 114 que não pretendem ser deputados a partir de 2015, 77 (15%) concorrem a outros cargos e 37 (7,21%) pretendem sair da vida política. Dos 77 deputados que disputam outros cargos, 21 buscam uma vaga de vice-governador, 21 concorrem ao Senado, 19 preferem ser deputado estadual, dez pretendem ser governador e seis desejam ser suplente de senador. Supondo que todos que disputam a reeleição consigam renovar seus mandatos – historicamente, apenas entre 60% e 70% conseguem, a renovação já seria de 22,22%. A estimativa do Diap, no entanto, é que a renovação da Câmara em 2014 ultrapasse a média histórica e supere os 50% dos parlamentares.

Proporções parecidas

Entre os 31 deputados gaúchos, 25 (80,6%) pretendem se reeleger. Dois (6,4%) vão tentar uma vaga na Assembleia Legislativa, dois (6,4%) vão sair da vida política, um (3,2%) vai tentar o Senado e outro (3,2%) o governo estadual. As proporções da bancada gaúcha são parecidas com as do resto da Câmara. 19,2% dos gaúchos não vão tentar se reeleger para mais um mandato como deputado. A proporção é praticamente a mesma da Câmara inteira (22,2%).

Voto dividido

De acordo com o cientista político da Universidade de Brasília David Fleischer (foto), o número de candidatos à reeleição no Congresso pode diminuir. “Tem os fichas suja, que podem ser impugnados. O Ministério Público Eleitoral e o Tribunal de Contas da União já enviaram as suas listas, mas qualquer cidadão, empresa ou candidato pode pedir a impugnação de algum concorrente”, disse. Além disso, há a entrada de outros atores. Os quatro novos partidos (PSD, PEN, SDD e PROS) vão colocar os seus candidatos. “Isso pode dividir ainda mais o voto”. Em 2010, 410 deputados concorreram à reeleição. 210 conseguiram se reeleger.

Aplicação plena

Só na lista do Ministério Público, foram 1.850 impugnações, 20% por conta da Lei da Ficha Limpa. “No que depender do Ministério Público Eleitoral, a lei terá aplicação plena e integral”, afirmou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na lista elaborada pelo MPE, sete gaúchos apareciam, mas nenhum deles candidato à reeleição.

Cota de trilhos

O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) apresentou um projeto de lei que obriga que 75% do material gasto com trilhos e outros componentes da malha ferroviária sejam produzidos no Brasil. “Como pode o Brasil, segundo maior produtor e exportador de minério de ferro do mundo, não ter uma fábrica de trilhos para enfrentar os problemas de logística e mobilidade que impactam no crescimento econômico e na qualidade de vida das cidades?”, questionou.

Curta

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania recebeu o relatório sobre a indicação da desembargadora Maria Helena Mallmann para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O relator é o senador Gim Argello (PTB-DF).

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet