informe o texto

Notícias | Brasil

Presidente da Associação Médica quer abrir 'caixa preta da saúde'

29/05/2014 - 06:37

Redação

 O presidente da AMB, depois de traçar um perfil da crise da saúde no Brasil detalhou os resultados do site que sua entidade lançou denominado “Caixa Preta da Saúde”. Segundo ele, um documento com mais de 2,4 mil denúncias contra o sistema público e privado de saúde já foi entregue ao Ministério Público Federal com um resumo das queixas encaminhadas por internautas de todo o País por meio do site Caixa Preta da Saúde, criado pela AMB.

Atendendo convite do deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania,o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Florentino Cardoso proferiu, na terça-feira, palestra sobre tema “O
Estado Atual da Saúde no Brasil”.

AS DENÚNCIAS

O levantamento mostra ainda que quase um terço das denúncias vieram do Estado de São Paulo, que teve 764 reclamações. Minas Gerais e Bahia aparecem em segundo e terceiro lugar no ranking de Estados campeões em

queixas, com 251 e 246 denúncias, respectivamente. O Paraná vem em quinto lugar com 160 denúncias.

De acordo com os números comentados em sua palestra no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, mais da metade das reclamações (59%) enviadas ao site teve como causa a demora no atendimento. A falta de medicamentos foi o segundo maior motivo de queixas, com 32% das denúncias.

Em seguida, aparece a falta de materiais e ausência de leitos, com 23% e 21% das reclamações, respectivamente. O endereço do site que continua aberto para reclamações é www.caixapretadasaude.org.br.

PRESENÇAS

Estiverem presentes à palestra o Dr. Charles London, diretor das unidades próprias de Saúde da Sesa, que representou Michele Caputo Neto, Secretário de Estado da Saúde; Dr. João Carlos Gonçalves Baracho, presidente da Associação Médica do Paraná; Dr. Luiz Ernesto Pujol, representando o Conselho Regional de Medicina do Paraná; Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho Vice-Presidente da Frente Estadual da Saúde e Cidadania e Diretor Clínico do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba; Dr. Renato Merolli, presidente da Federação dos Hospitais e
Estabelecimentos de Saúde do Paraná (FEHOSPAR) e presidente da Confederação Nacional de Saúde e Dr. Álvaro Luis Lopes Quintas, representando Luis Soares Couri, presidente da Femipa. Além de  membros da comunidade médica paranaense e representantes dos setores público e privado ligados à saúde, também estiverem presentes estudantes universitários.

CURRICULUM DO PALESTRANTE

O médico Florentino de Araújo Cardoso Filho é cirurgião geral e oncologista cirúrgico formado pela Universidade Federal do Ceará. Fez residência médica em Cirurgia Geral, no Hospital de Ipanema, no Rio de Janeiro, e em Cirurgia Oncológica, no Instituto Nacional do Câncer (INCA-RJ). É mestre em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

Antes de assumir o cargo de presidente da AMB, na gestão 2011/2014, foi vice-presidente regional Norte-Nordeste da AMB de 2002 a 2008, e presidente da Associação Médica Cearense por três gestões, de 1999 a 2005 e de 2008 a 2011. Foi diretor de Saúde Pública da AMB, sendo também o representante da AMB na Comissão Nacional Pró-SUS.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet