informe o texto

Notícias | Brasil

PMs e Bombeiros do RN convocam greve nacional usando redes sociais; mato-grossenses avaliam

20/04/2014 - 17:57

Cícero Henrique

 Policiais militares e bombeiros vão cruzar os braços na próxima terça-feira no Rio Grande do Norte. Eles iniciaram mobilização há uma semana com parte do efetivo acampada em frente à Governadoria. Para não deflagrar a greve, exigem a convocação de 824 policiais aprovados no último concurso publico realizado em 2005. Outra reivindicação, considerada a mais importante, é a aprovação do PL de Promoção de Praças, bem como o  reajuste de 15% do subsídio, pagamento do terço de férias de 2012, integralização dos vencimentos dos que foram promovidos e ainda não recebem de acordo com a graduação, revisão da lei e reajuste da Diária Operacional, admissão de etapa alimentação como verba indenizatória, revisão do estatuto da PM em relação à carga horária e substituição do Regulamento Disciplinar da PM pelo Código de Ética. A informação é do jornal Tribuna do Norte.

Ao contrário de Mato Grosso, onde foram aprovadas em março passado a Lei Ordinária nº 10.076 que regulamenta e objetiva todos os critérios e requisitos necessários para a promoção dos policiais militares. E, também, a Lei Complementar nº 529, que fixa o efetivo da Polícia Militar em 12.495 policiais. O resultado prático acontece nesta segunda-feira, 21, Dia de Tiradentes, com a formatura de promoção de 652 policiais, sendo 527 praças e 125 oficias. A solenidade será às 19 horas, no Quartel do Comando Geral da PM, na Avenida do CPA, em Cuiabá.
 
No entanto, alguns PMs em Mato Grosso estão repercutindo nas redes sociais e aplicativo Whatsapp vídeo postado por um PM do Rio Grande do Norte convocando o início de greve nacional dos PMs e Bombeiros na terça-feira, dia 22.
Para maioria dos ministros do STF, a greve da Polícia Militar é inconstitucional. Greve de militares é considerada motim.
 
O Palácio do Planalto acompanha a movimentação e a presidente Dilma Rousseff anunciou que não hesitará em autorizar uso de tropas do Exército para garantir a ordem em qualquer unidade da federação.
 
Leia também:
 
Policiais militares podem entrar em greve dia 22 em Mato Grosso
 
 
 
 
 
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet