informe o texto

Notícias | Legislativo

Deputado João Paulo Cunha se entrega na Papuda, diz Polícia Federal

05/02/2014 - 06:29

Redação

 O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP)se entregou no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, informou a Polícia Federal. Ele teve a prisão decretada na tarde desta terça-feira (4/2) pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

João Paulo foi condenado a 9 anos e 4 meses de cadeia em regime fechado no julgamento do mensalão pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Ele cumprirá, no entanto, pena inicial de 6 anos e 4 meses em regime semiaberto pelos dois primeiros crimes. Isso porque ele terá direito a novo julgamento por lavagem de dinheiro.

A prisão não foi decretada antes pois o relator da AP 470, Joaquim Barbosa, havia encerrado o processo do mensalão em relação a João Paulo no dia 6/1, mas viajou de férias no dia seguinte. Ao longo de janeiro, os ministros que substituíram o presidente do STF durante o plantão, Cármen Lúcia e Lewandowski, optaram por não decretar a prisão, sob o argumento de que esta é uma atribuição do relator do caso.

O advogado do petista, Alberto Toron, disse que, por ora, João Paulo não cogita renunciar ao mandato de deputado, embora, segundo o criminalista, isso não significa que ele possa vir a mudar de ideia.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet