informe o texto

Notícias | Legislativo

Governo Federal interfere para adiar votação de projeto de novo indexador para dívidas dos estados

04/02/2014 - 17:33

Redação

O Governo Federal mexeu os pauzinhos para que o Senado adie a votação do projeto que estabelece novo índice para correção das dívidas dos estados. A manobra foi duramente criticada por senadores antes da ordem do dia desta terça-feira (4). Em Plenário, os senadores iniciaram um duro debate, e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) chegou a cobrar que seja votado um requerimento para formalizar o adiamento, que seria uma demanda do governo federal.

O PLC 99/2013 prevê a troca do atual indexador das dívidas, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O objetivo é reduzir os encargos dessas dívidas, o que pode aliviar as contas estaduais e municipais. A proposta está na ordem do dia, mas, de acordo com o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que preside a sessão, a matéria está sendo negociada com as lideranças e o governo.
 
Senadores da oposição reclamam que não estão participando das negociações e cobram a votação da proposta ainda nesta tarde.
 
Mais cedo, representantes de alguns estados, incluindo o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, estiveram reunidos com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Ao mesmo tempo, líderes da base aliada se encontraram com a ministra de Relações Insitucionais, Ideli Salvatti, que participa de reunião com Renan na presidência do Senado.
 
Ao fim da ordem do dia os líderes concordaram sob protesto adiar a votação para amanhã.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet