informe o texto

Notícias | Malagueta

PESQUISA APONTA 10 PROFISSÕES EM ALTA EM 2014

04/01/2014 - 14:55

Redação

 Muitos profissionais podem ver em 2014 uma oportunidade de mudar de carreira ou investir em alguma área nova. Para facilitar essa decisão, a Michael Page, empresa especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência, realizou um levantamento sobre as profissões que estarão em alta no Brasil em 2014.

As áreas com maior demanda serão marketing e obras de infraestrutura. A pesquisa foi realizada em dezembro com base nas vagas nos escritórios da Michael Page pelo país, localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife.

De acordo com Patrícia Tourinho, gerente do escritório da Michael Page em Curitiba, a região Sul apresenta algumas particularidades. Por exemplo, na área de infraestrutura, ao contrário de Rio de Janeiro e São Paulo, que apresentam alta demanda por profissionais em função dos eventos mundiais que serão sediados no Brasil, no Sul a demanda acontece pelo crescimento da indústria, portos e construção imobiliária, principalmente em Santa Catarina.

Além disso, ela percebe uma consolidação da área de Marketing e Vendas no Estado.

— Não só em função do comércio digital, mas das companhias mais antigas que querem esses profissionais para expandir os negócios — avalia.

Tecnologia da informação e construção civil em alta em SC

Conforme Patrícia, as áreas de finanças, engenharia e tecnologia da informação também seguem em alta no Estado.

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Estado (ABRH- SC), Luzia Fröhlich, ressalta que o setor de marketing e vendas sempre é uma área com alta demanda por profissionais, porém ela acredita que em SC os segmentos mais aquecidos serão o de construção civil e obras de infraestrutura e tecnologia da informação.

— Essas áreas sempre estão em busca de profissionais. Até porque a região de Florianópolis, Blumenau e Joinville são polos de tecnologia. Mas a grande dificuldade ainda é a especialização da mão de obra — avalia.

Outra área que aparece na lista da Michael Page é a de engenharia de segurança do trabalho. O engenheiro civil Marcus Cavalcante montou a empresa Kasse Engenharia de Segurança do Trabalho, em Florianópolis, juntamente com a sócia Izabel Chrystine, em 2007. Ele conta que a demanda por esse serviço é cada vez mais crescente.

— Como as normas em vigor são cada vez mais restritivas, aumenta a procura por esse profissional. Além disso, algumas empresas já são obrigadas a contratar um engenheiro de segurança do trabalho — avalia Cavalcante.

Confira os setores apontados pelo levantamento da Michael Page:

Marketing digital
Planejamento comercial
Marketing e vendas
Engenheiro de orçamento
Geocientistas (geofísico, geólogos)
Engenheiros de segurança do trabalho
Atuário
Cientista de dados
Direito/ Ciências Contábeis
Engenharia/ economia

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet