informe o texto

Notícias | Legislativo

Decreto Legislativo para anular resolução do TSE mantém número de deputados

02/12/2013 - 10:02

Redação

 A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de decreto legislativo que anula os efeitos de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral que mudava o número de deputados federais de 13 estados nas eleições de 2014. Desses 13, oito saiam perdendo, entre eles o Rio Grande do Sul, que perderia um deputado federal. Além disso, a Assembleia Legislativa gaúcha iria perder dois deputados: dos 56 que tem hoje, ficaria com 54. Mas, mesmo com a resolução derrubada, o assunto não morreu. Isso porque o líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE), afirmou que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal. “A Constituição é muito clara quando diz que um projeto de decreto legislativo veta apenas atos do Executivo, e não do Judiciário. Votamos algo inconstitucional”, afirmou. O Ceará iria ganhar dois deputados com a resolução. A ação no STF não foi bem recebida no PDT. “Ele está agindo como um deputado individual, não como líder da bancada. Até porque tem muita gente do PDT que é de estados que iriam perder”, disse o deputado gaúcho Giovani Cherini (PDT-RS).

Mulheres Fortes

A Fundação Milton Campos, do Partido Progressista, está realizando um ciclo de pesquisas que buscam informações sobre a realidade brasileira a fim de preparar o Partido para as eleições. As pesquisas quantitativas têm como objetivo compreender a posição do eleitor diante dos temas da conjuntura atual, como as manifestações de junho, até políticas públicas e de participação da vida política. A pesquisa mostra que, no Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos (PP) desfruta de uma imagem positiva em todos os grupos ouvidos. É conhecida pela sua atuação na mídia e como senadora em Brasília.

Na avaliação das pessoas pesquisadas, a senadora gaúcha, sabe se posicionar e transmite credibilidade. Além disso, há uma associação com  a imagem da presidenta Dilma Rousseff  (foto) “no que é positivo”. Destacam que “ambas são mulheres fortes, honestas e diretas”. O fato de ser uma senadora que não se envolveu em escândalos, não teve problemas que abalassem sua imagem, conta a seu favor. A senadora Ana Amélia, que é também presidente da Fundação Milton Campos, vem com força para disputar o Palácio Piratini. Deverá ser a maior concorrente de Tarso Genro que busca a reeleição.

 Agradecendo as flores

A senadora Ana Amélia enviou flores à Presidente Dilma Rousseff agradecendo a sanção, sem vetos, da lei que inclui a quimioterapia oral nos serviços obrigatórios dos planos de saúde, da qual foi autora. No dia seguinte, Dilma telefonou para a senadora para agradecer as flores. Ainda no telefone, Dilma destacou a importância do projeto e demonstrou sensibilidade em relação ao tratamento dos pacientes com câncer.

 Curta

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 16,8 milhões para salas de cinema em Maceió (AL) e Rio Grande. Na cidade gaúcha, serão abertas quatro salas, sendo duas em 3D.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet