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Notícias | Brasil

Açaí é sucesso no estande do Brasil na feira de frutas de Madri

17/10/2013 - 14:34

Redação

 A afirmação é do ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente do país ibérico, Miguel Arias Cañete, e foi feita durante a inauguração da Feira Internacional do Setor de Frutas e Hortaliças (Fruit Attraction 2013), aberta hoje (16/10), em Madri, com a participação de 700 empresas e produtores de todo o mundo. O evento termina na próxima sexta-feira (18).

Somente no primeiro semestre deste ano, a Espanha obteve um faturamento de 6,6 milhões de euros com as exportações do setor, ou 13% a mais do que em igual período no ano passado. Para os doze meses de 2013, é aguardada receita 18% superior ao ano 2012. Já o volume comercializado alcançou 7 milhões de toneladas nos primeiros seis meses de 2013, ficando 5% acima.

Pelo menos dois terços dos negócios são gerados com exportações para a própria Europa, porém, países emergentes como Brasil, Rússia, África do Sul e também os Emirados Árabes passaram a ocupar espaço expressivo, seja na exportação ou na importação. O Brasil, por sinal, marca presença com um estande de 100 metros quadrados na feira.

Segundo o ministro Cañete, o agronegócio é um dos poucos setores da economia que escapou da depressão econômica que a Espanha atravessa. E tem mais: as autoridades espanholas acreditam que o setor de frutas e hortaliças está consolidado e que seu caminho é o crescimento nos próximos anos.

A Fruit Attraction tem apenas cinco anos. É fruto incontestável do crescimento da hortifruticultura na Espanha. Números do Ministerio da Agricultura espanhol mostram: dos 800.000 hectares cultivados na Espanha, 151 mil correspondem a hortaliças, 56 mil a batata, 312 mil a cítricos e 280 mil a outras frutas não cítricas.

No estande do Brasil, a grande sensação é o açaí, fruta levada pelo Brasil pela primeira vez à feira de Madri. Outras, como melão, mamão, melancia, já são veteranas e o Brasil as comercializa com a Europa, os EUA, além de países da África e da Ásia.

Segundo Cloves Ribeiro, gerente de Inteligência do Instituto Brasileiro de Fruticultura (Ibraf), que organiza o estande junto com o Brazilian Fruit, a presença do Brasil sempre foi marcante por conta da preferência de outros mercados por frutos tropicais. “O Brasil tem chance de dialogar diretamente com seus clientes na feira de Madri e de conhecer novos mercados. Todas as empresas que participaram em 2012 retornaram neste ano”, afirma Ribeiro.

 

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