informe o texto

Notícias | Brasil

Diabetes: viver bem é possível

21/09/2013 - 10:30

Cícero Henrique

A diabetes é considerada uma doença silenciosa e frequente entre a população. Acredita-se que ela acometa em torna de 10% da população, mesmo sem manifestar sintomas visíveis. Causada pela deficiência na produção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a entrada do açúcar nas células), a diabetes pode comprometer os rins, os olhos e o coração, e muitas vezes pode precipitar a morte. 

- O ideal é fazer exames para saber se o nível de glicose no sangue está normal. Nos adultos, por exemplo, a doença, muitas vezes, não apresenta sintomas, e a pessoa pode estar com a doença há algum tempo sem saber, orienta o farmacêutico Flávio Afanaci.
 
Flávio explica que há três tipos de diabetes: a do tipo 1, do tipo 2 e a diabetes gestacional. A do tipo 1 corresponde, em média, a 10% dos casos, e leva a deficiência total de insulina. A do tipo 2 está relacionada com doenças cardiovasculares e há uma prevalência de infarto e derrame. Nesse caso, o organismo não consegue produzir a quantidade de insulina suficiente. Já a diabetes gestacional fica restrito ao período da gravidez, podendo atingir em torno de 5% das gestantes. A doença geralmente desaparece depois que o bebê nasce. 

Sintomas
Os principais sintomas da diabetes são sede em excesso, problemas na visão, perda de peso, aumento de apetite e aumento da vontade de urinar. A doença pode provocar, ainda, problemas na pele, no coração, nos rins e nos pés. 

Cuidados
Quem tem diabetes sabe que todos os cuidados são válidos, seja com a alimentação ou com as situações comuns do dia a dia, por exemplo. Ficar muitas horas sem comer implica no risco da hipoglicemia. O estresse também contribui para elevar a taxa de glicose no sangue.
 
É preciso redobrar o cuidado com os pés, com calçados, umidade e fissuras. Fazer caminhadas também é importante, ou qualquer outra atividade física. 
As extremidades do corpo são muito delicadas para um diabético, portanto, evitar acidentes é fundamental. A cicatrização é muito complicada porque no pé a circulação é deficiente.

Controle
O controle da diabetes é feito por acompanhamento médico. O ideal é ter uma atividade física regular, e evitar doces, massas e álcool. “Só os exames vão identificar a doença, por isso é importante a visita de rotina ao médico para saber se está tudo em ordem. Tratando desde o começo, o diabético consegue levar uma vida normal”, aconselha o farmacêutico.

Produtos especiais
Encontrar produtos específicos para diabéticos não era uma tarefa fácil em Mato Grosso. Por isso Flávio decidiu investir no comércio especializado para atender as necessidades dos diabético e também celíacos (intolerantes a glúten) e alérgicos. Criou o primeiro E-commerce do Estado, Farma & Forma, que oferece toda a gama de produtos, serviços e informações necessárias para estas pessoas.
 
O portal Farma & Forma comercializa tiras reagentes, monitores de glicemia, insulinas, aplicadores e canetas para aplicação de insulina, acessórios, bolsas térmicas para transporte de insulinas, medicamentos, livros e informativos, além de uma completa linha produtos dietéticos, light, sem glúten e sem lactose, naturais, integrais, orgâncios.

Entregas
Para facilitar ainda mais, entrega para todo o Estado. 
Se você está em Cuiabá ou Várzea Grande, a entrega é imediata, basta entrar em contato pelo telefone 3627-3172.
Se preferir escolher pessoalmente, visite a Drogaria Dia A Dia no shopping Três Américas, piso térreo, onde você poderá encontrar tudo que precisa para ter uma vida saudável com muito mais sabor.

Leia mais:

Aplicação de insulina sem agulha trás alívio para portadores de diabetes

Empresário lança primeiro E-commerce de produtos para diabéticos, celíacos e hipertensos no Mato Grosso





 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet