informe o texto

Notícias | Jurídico

Censo Nacional do Poder Judiciário começa hoje

26/08/2013 - 15:37

 A partir da próxima segunda-feira (26 de agosto), os 3.410 servidores efetivos e 958 comissionados do Tribunal de Justiça e das 79 Comarcas do Estado deverão responder o Censo Nacional do Poder Judiciário. Este levantamento vai identificar o perfil do trabalhador da justiça brasileira, saber o que pensa, sua satisfação, motivação pessoal, saber onde trabalha e o tipo de vínculo que tem com o órgão. 

Isso porque em nível nacional nada se sabe sobre as características pessoais e aquelas relacionadas ao trabalho daqueles que pertencem ao Judiciário. Não se sabe quantos são mulheres, homens, negros, brancos ou índios, nem qual a idade média desses profissionais, estado civil e nível de escolaridade.
 
O censo também servirá como parâmetro para definir e avaliar diversas políticas públicas para o CNJ e os tribunais na área de recursos humanos, que é o principal patrimônio das instituições. E isso vai impactar em uma justiça mais célere e transparente.
 
O presidente do TJMT, desembargador Orlando Perri, destaca que toda e qualquer informação que aponte para um perfil mais real de magistrados e servidores vai permitir aos gestores a adoção de medidas que estimulem e envolvam a todos na construção da pretendida mudança no Judiciário Nacional.
 
“A responsabilidade desse Judiciário não é só do magistrado, mas também do servidor. Ele também tem na Justiça a sua grande e única causa. Por isso, precisamos saber como esse servidor vive, sente e o que pensa. Ele é o cartão de visita do Judiciário”, frisou.
 
O prazo para os servidores acessarem e preencherem o formulário no endereço eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br/censo) é de 45 dias. Logo depois, será a vez dos magistrados. Um link estará disponível no nosso Portal www.tjmt.jus.br.
 
Para preencher o questionário só leva 5 minutinhos, pois são perguntas de múltipla escolha e de fácil resolução. As informações declaradas são sigilosas e o resultado da pesquisa só será divulgado em estatísticas. Não participarão funcionários terceirizados, estagiários, servidores cedidos a outros órgãos, servidores e magistrados inativos ou afastados seja para capacitação, licença-maternidade ou outro motivo.
 
Em todo o país, 272.430 servidores ativos de 94 instituições responderão ao censo. Dúvidas poderão ser respondidas através do e-mail censo@tjmt.jus.br e pelos telefones 3617-3594/3617-3731.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet