informe o texto

Notícias | Geral

Gripe A/H1N1 já matou 7 pessoas em MT em 2013

13/08/2013 - 08:27

Redação

 A Secretaria de Estado de Saúde divulga as ocorrências por Gripe A/H1N1 em todo o Estado de Mato Grosso no ano de 2013. Até a presente data (12/08), a notificação é de 105 casos de gripe, dos quais, 7 são positivos para Influenza A H1N1, 5 casos de Influenza B, 3 casos de Influenza A H3N2, 1 caso inconclusivo, 42 casos descartados e 37 casos em investigação.  O Estado tem a confirmação de 03 óbitos confirmados, sendo 02 em Cuiabá (01 caso por H1N1 e 01 por influenza B) e 01 em Sorriso por H1N1.

Os municípios que apresentaram confirmação dos casos de A/H1N1 foram: Cuiabá (04), Campo Verde (01), Primavera do Leste (01), Sorriso (01).
 
No ano de 2012 no mesmo período, foram notificados 137 casos notificados, sendo 21 positivos e 03 óbitos confirmados.
 
A Gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Valéria Cristina da Silva, disse que as ocorrências estão dentro do esperado e descarta surto ou epidemia da doença no Estado.
 
COMO SE PREVENIR: Medidas simples de higiene pessoal são ações fundamentais para evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
 
É aconselhável ao doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas) ; evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar. Estas medidas ajudam a eliminar os agentes das infecções respiratórias. A ingestão abundante de líquidos ajuda na cura.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet