informe o texto

Notícias | Geral

Cresce 9,5% área plantada com transgênicos em Mato Grosso

12/08/2013 - 11:47

Diário de Cuiabá

 O Estado líder nacional na produção de grãs e fibras, já¡ liderava a adoção dos GMs“ em soja, milho e algodão“ e no próximo ciclo consolida sua posiçãoo, justamente quando essas novas variedades acabam de completar dez anos de uso no Brasil.

Se a projeção divulgada no iní­cio do mês pela Céleres Consultoria se confirmar, serão cultivados a partir de setembro, 10,7 milhões de hectares (ha) com GMs, o que indica uma cobertura de 89,1% da área cultivada com as três culturas no Estado. Conforme o 1º acompanhamento da adoção de biotecnologia agrícola para a safra 13/14 da Céleres, a adoção da biotecnologia agrí­cola no Brasil, considerando as três culturas, deverá totalizar 40,3 milhões/ha“ 87% do total a ser plantado - com um crescimento de 7,3%, ou 2,73 milhões a mais em relação à  safra anterior. A sojicultura segue liderando a preferêcia por GMs no campo.

A projeção mostra que os 10,7 milhões/ha que serão cultivados no Estado na nova safra terão a seguinte configuração: 11,6% deles receberão a tecnologia com resistência a insetos (RI), 59,9% sementes com tolerância aos herbicidas (TH) e 17,6% com cultivares de genes combinados (RI/TH).

A safra de soja deverá contabilizar 7,56 milhões/ha no Estado cultivados com variedades GMs, a adoção representa 91% da área a ser cultivada. Conforme a Céleres, a áea total no Estado será de 8,31 milhões/ha que deverão produzir 25,70 milhões de toneladas (t). Com este cenário, a Céleres não observou intenções na adoção de RI, mas a tecnologia TH deve cobrir 83,9% da área e outros 7,1% com RI/TH.

Para o milho segunda safra, a Céleres estima uma área total de 3,12 milhões/ha no Estado e producãoo de 19,35 milhões t. Os GMs cobririam 92% da superfície, sendo 40,1% com RI, 4,8% com TH e 47,1% com RI/TH.

Para a cotonicultura a área estimada é de 520 mil/ha com produção de pluma de 790 mil t. Dentro desta projeção, 43,6% da áea será coberta com cultivares transgênicas sendo 22,3% com RI, 14,3% com TH e 7% com RI/TH.

Como explica o CEO da Céleres, Anderson Galvão, a adoção da biotecnologia agrícola por estados continua mostrando a distribuição das culturas transgênicas pelos principais produtores do paí­s, inclusive regiões consideradas de nova fronteira agrí­cola, como o BAMAPITO, sigla que agrega os estados da Bahia, Maranhão, Piauí­ e Tocantins.

No ranking nacional de adoção da tecnologia geneticamente modificada, além de Mato Grosso estão, o Paraná¡, com 7,2 milhões de hectares de lavouras transgênicas, +5,6% de crescimento no comparativo com 12/13. O Rio Grande do Sul aparece em seguida, com 5,6 milhões de hectares, acréscimo de 2% em relação ao ano anterior.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet