informe o texto

Notícias | Geral

Trens do VLT embarcam na semana que vem para o Brasil

10/08/2013 - 11:18

Diogo Carvalho

 O secretário da Secopa, Mauricio Guimarães, acompanhará na próxima semana o embarque das dez primeiras composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Espanha. Guimarães também inspecionará a produção dos veículos nas fábricas da CAF e conhecerá a operação desse moderno sistema de transporte público. 

O VLT Cuiabá – Várzea Grande percorrerá 22,2 Km, com 33 estações e três terminais de integração, ligando o Aeroporto Marechal Rondon à região do CPA e o Coxipó à área central da capital mato-grossense. 

Nos últimos meses, engenheiros da Secopa também realizaram vistorias e testes nas unidades de produção da CAF localizadas em Zaragoza, Irún e Beasain. 

De acordo com o secretário da Secopa, Mauricio Guimarães, as dez composições que serão embarcadas levarão aproximadamente 60 dias para chegar a Cuiabá. “Neste primeiro momento serão embarcados para o Brasil dez veículos; a fabricante CAF está produzindo 40 veículos ao todo. Por questão de logística, iremos liberar os veículos agrupados em uma quantidade maior do que previsto inicialmente, assim reduziremos os números de viagens e os custos no transporte”, frisou Guimarães. 

ROTEIRO 

A viagem começa por Beasain- (ESP), onde estão sendo produzidos os veículos. Após a visita à fábrica, a inspeção chega a cidade de Irún, onde será acompanhada a realização de testes nos vagões já prontos. A última parada será em Zaragoza, onde será observado toda operação do sistema VLT “Transvías de Zaragoza” 

VLT 

- Velocidade de operação: 60 km/h 

- Operação contínua de até 20 horas por dia; 

- Umidade relativa do ar variando entre 10 a 95%. 

- Veículos bidirecionais com cabine de condução em ambas as extremidades; 

- Carga máxima de 400 pass/veiculo, à taxa de 6 pass/m² (veículo de aprox. 44 m); 

- Largura 2,40; 

-Contrato de fornecimento de 40 VLTs com 7 módulos; 

-Altura aproximada de 3,60 m. 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet