informe o texto

Notícias | Jurídico

Pesquisa Ibope revela que 78% são contra participação de empresas nas campanhas

06/08/2013 - 16:40

Redação

Pesquisa IBOPE divulgada nesta terça-feira (6) pelo presidente do Conselho Federal da OAB revela que 85% dos entrevistados são favoráveis à reforma política, e que 92% dos entrevistados são a favor de projeto de lei nesse sentido por iniciativa popular.

Quanto ao financiamento de campanha, 78% dos entrevistados se posicionaram contra a participação de empresas nas campanhas. Noventa por cento opinaram pediram punições mais rigorosas contra a prática de “caixa-dois”.

A pesquisa quis saber, também, qual o melhor modelo para eleger deputados, ficando 56% a favor de mudanças e pela instituição do voto em lista (lista e propostas de candidatos), contra 38% favoráveis à maneira atual, no nome do candidato. Dentre os temas prioritários de propostas, os entrevistados elegeram saúde em primeiro lugar, seguido por educação e controle de gastos do governo. Temas que receberiam o voto caso fossem eleitas propostas em vez de candidatos: saúde e educação somam 84%.

Opinião sobre quando devem passar a vigorar as mudanças da Reforma Política, caso aprovadas: 84% acham que devem valer para as eleições em 2014.

Posicionamento em relação às manifestações: 93% são favoráveis.

Sentimento que mais tem motivado as manifestações: Revolta: 37%; Sensação de abandono/ descaso 32%. 

O IBOBE entrevistou 1.500 pessoas em todo o país de 27 a 30 de julho. Clique aqui para ver os resultados.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet