informe o texto

Notícias | Geral

IPAS e servidores serão responsabilizados por medicamentoa vencidos, informa AGE

22/07/2013 - 19:27

Redação

Cuiabá - A Auditoria Geral do Estado (AGE) deve entregar para o governador Silval Barbosa (PMDB), ainda nesta semana,  o relatório final da auditoria realizada para apurar as responsabilidades no episódio dos medicamentos vencidos. A informação é do auditor geral do Estado, José Alves.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão do pagamento de R$195 mil à Organização Social de Saúde (OSS), Instituto Pernambucano de Assistência a Saúde(Ipas), que gere a Farmácia de Alto Custo, pelo episódio dos medicamentos.
 
Responsabilidade também dos servidores
Sobre o relatório final produzido pela auditoria, José Alves ressalta, que conforme já havia informado anteriormente, o Ipass e servidores serão responsabilizados individualmente. “Será atribuída a responsabilidade de cada um dos envolvidos, dos servidores e do Ipass, então nessa semana, iremos concluir os encaminhamentos nesta questão ao governador e ao secretário de Saúde, mas é uma questão de finalizar a apresentação de dados”, explicou.
 
Rompimento de contrato
Com relação a possibilidade de romper o contrato com o Ipas, que já havia sido anunciado pelo governo, que recuou para esperar o resultado das investigações da AGE, o auditor José Alves, considera que é uma das vias que podem ser tomadas, mas que a decisão é de gestão e cabe apenas ao governador e ao secretário de Saúde. “O rompimento do contrato é uma das possibilidades, é decisão de gestão que não cabe à AGE, apenas ao secretário de Saúde Mauri Rodrigues e ao governador”, reiterou.
 
Leia também: 
 
Remédio vencido: Aposentada continua lutando para conseguir medicamentos
 
Assista depoimento da aposentada que afirma ter recebido medicamento vencido na farmácia de alto custo
 
 
Em maio, foram encontrados medicamentos vencidos no estoque da Farmácia de Alto Custo, sendo que pacientes chegaram a receber lotes vencidos. O episódio gerou desgaste ao governo com relação à gestão da OSS, que está sendo apurado pela AGE. (Com informações da GD)
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet