informe o texto

Notícias | Geral

Papa Francisco chega ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude

22/07/2013 - 16:18

Redação

 Esperado por aproximadamente 2,5 milhões de pessoas no Rio de Janeiro, o papa Francisco finalmente desembarcou no Aeroporto Internacional do Galeão, onde foi recebido pela presidente Dilma Rousseff, na tarde desta segunda-feira (22/7). O avião pousou às 15h45. Essa é a primeira viagem internacional do pontífice, que tem como objetivo participar da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ). 

A previsão é de que Francisco siga em carro fechado para a Catedral Metropolitana. O papa também deve circular pelas ruas da região no papamóvel. No fim da tarde ocorre a cerimônia oficial de boas-vindas, que será na parte interna do Palácio de Guanabara. O pontífice e a presidente Dilma Rousseff discursarão e, em seguida, os dois seguem para o primeiro andar, onde serão realizadas as reuniões privadas. Após as cerimônias, o chefe da Igreja Católica seguirá para Sumaré, onde será sua residência permanente.

"Minha viagem tem como objetivo estimular os jovens para que se integrem ao tecido social", explicou o pontífice argentino, de 76 anos, que presidirá a Jornada Mundial da Juventude, no Rio, de 23 a 28 de julho, que deve ter a participação de cerca de 1,5 milhão de pessoas.

As ruas do centro da cidade do Rio estão ocupadas por milhares de pessoas, que esperam o sumo pontífice cantando, dançando e agitando bandeiras do Vaticano e de seus países de origem.

"Queremos que o Papa nos mostre essa igreja aberta, de todas as nacionalidades, que é o que nos reúne hoje", disse a argentina Eliana Tardivo, de 23 anos, vinda de Santa Fe, enquanto aguarda o Papa perto da igreja da Candelária.

Segurança

O líder da Igreja Católica terá a sua disposição o maior esquema individual de segurança já montado no Brasil. Pelo menos 17 mil homens farão proteção a Francisco. A partir de hoje, 400 policiais militares vão seguí-lo durante todos os deslocamentos. Quarenta PMs vão compor a célula mais próxima ao pontífice, incluindo quatro homens apelidados de “sombras”, que ficarão dentro do papamóvel. Um esquadrão da Guarda Suíça, com atiradores de elite, também fará parte da organização, além de dois caças e seis navios. Em Aparecida (SP), 5 mil homens das Forças Armadas fizeram uma simulação das ações de segurança, no último domingo (21/7).

Jornada Mundial da Juventude

A última JMJ foi em 2011, em Madri, na Espanha, com o papa Bento XVI. Depois disso, o evento já passou por vários outros países, como Argentina, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Filipinas e Polônia. 

Essa é a primeira vez que o Brasil recebe o megaevento religioso. A jornada reúne peregrinos de 175 países e segue até domingo (28/7). O custo é estimado em R$ 350 milhões e a expectativa dos organizadores é de que sejam movimentados R$ 500 milhões. 20 mil empregos diretos devem ser criados com o evento.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet