informe o texto

Notícias | Geral

Semana começa com 36ºC e cai para 15ºC na segunda-feira em Cuiabá

21/07/2013 - 12:18

Redação

 Neste domingo (21/07) o dia será com muitas nuvens e pancadas de chuva desde o norte e leste de SC, PR, sul e oeste de SP, com risco de granizo entre o PR e SP. No MS, oeste e sul de SC e nordeste do RS pode chover fraco. O período será com chuva entre AL e PB, nublado do Recôncavo Baiano até o nordeste da BA. Pancadas de chuva de curta duração ocorrerão no norte do AM, em RR, noroeste do PA, e entre o RN e leste do MA. O dia será muito frio, principalmente a tarde, entre o RS e o PR e no sul de MS. 

ANÁLISE DA IMAGEM DE SATÉLITE
Na imagem de satélite das 10:45 h do dia 21/07, observam-se nuvens na porção noroeste do continente associadas ao calor, alta umidade do ar e ao padrão de vento na alta troposfera. Sobre o Atlântico equatorial a nebulosidade é associada a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Uma massa de ar seco atua na área central do Brasil, deixando a região com poucas nuvens. No litoral leste do Nordeste há nuvens entre o RN e AL, devido a um distúrbio de leste. Uma frente fria provoca nebulosidade entre o sul da Bolívia, sul de MS, sudoeste do PR, leste de SC e Atlântico. Em SP, leste do PR e RJ a nebulosidade é causada por uma área de baixa pressão (cavado). Em grande parte da Argentina os tons em cinza devem-se a presença de ar frio. 
 
CENTRO-OESTE
Em grande parte de MS: nublado com fortes pancadas de chuva. No norte de MS e sul de MT: variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas da região: predomínio de sol. Temperatura máxima em declínio no sul e oeste de MS. Haverá chande de queda de granizo no centro-sul de MS. Temperatura máxima: 37ºC no noroeste de MT. 
 
CUIABÁ
Sol na maior parte do período. Máxima prevista 36ºC. A umidade relativa do ar deve variar entre 80 e 25%. Na segunda-feira, 22, a temperatura tem queda acentuada, com mínima de 15ºC e máxima prevista de 28ºC.
 
NORDESTE
 No centro-norte do MA, do PI, oeste do CE: variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. No leste da BA, em SE, interior de PE: nublado. No leste do CE, oeste do RN e da PB: variação de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. No leste do RN, PB, PE e em AL: possibilidade de chuva. No litoral de PE e de AL: muitas nuvens e chuva localmente fortes. Nas demais áreas da região: predomínio de sol. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34ºC no interior do PI. 
 
NORTE
No norte do AM, noroeste do PA e em RR: variação de nuvens e pancadas de chuva localmente fortes. No nordeste do PA e leste do AP: variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva, a partir da tarde. Nas demais áreas da região: sol e poucas nuvens. Temperatura estável. Temperatura máxima: 36°C no AC. 
 
SUDESTE
No oeste, centro-sul, capital e litoral em SP: nublado com pancadas de chuva, que serão localmente fortes. Na região da capital do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, nordeste e noroeste de SP e sul de MG: variação de nuvens e pancadas de chuva a qualquer momento. Nas demais áreas do Vale do Paraíba, sul do RJ e sudeste de MG: variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. Na faixa leste litorânea do RJ, incluindo a capital fluminense: aberturas de sol com variação de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. No centro-oeste de MG e norte de SP: predomínio de sol. Nas demais áreas da região: sol e poucas nuvens. Temperatura estável. Temperatura máxima: 30°C no Triângulo Mineiro. 
 
SUL
 No oeste do RS: parcialmente nublado. No centro-sul e leste do RS: variação de nebulosidade. No norte do RS: chuvisco. Nas demais áreas da região: nublado com fortes pancadas de chuva localizadas. Temperaturas baixas em toda região. Ficará ventoso no sul do RS. Haverá chance de queda de granizo no PR. Temperatura máxima: 22ºC no norte do PR. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet