informe o texto

Notícias | Jurídico

MAGISTRADOS APRENDEM SOBRE GESTÃO

15/07/2013 - 16:10

Glaucia Colognesi

 

Quarenta e cinco juízes mato-grossenses que fazem curso de pós-graduação MBA em Poder Judiciário buscam conhecimentos que vão além da área jurídica. Eles se capacitam para também para administrar melhor a rotina de trabalho, as relações internas e institucionais e alcançarem melhores resultados na prestação jurisdicional. Independentes se são ou não gestores de fóruns, eles buscam adquirir o conhecimento sobre métodos de administração e planejamento para darem o melhor de si na função de promover a Justiça.
 
 
Esta já é a 3ª turma da especialização que já está em seu 5º módulo. As aulas sobre gestão foram realizadas na última sexta-feira e sábado (12 e 13 de julho) na Escola dos Magistrados (Esmagis) do Tribunal de Justiça. Foram abordados e debatidos assuntos relacionados aos sistemas integrados de gestão, liderança, indicadores de desempenho, documentação e normas.
 
O professor Mauriti Maranhão da faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro destacou que os magistrados têm que ter conhecimento básico sobre gestão em unidades judiciárias. Ele observa que antes de fazer é importante planejar para obter resultados mais eficazes e mais eficientes, ou seja, alcançar os objetivos com os menores custos possíveis. “Atender as demandas judiciais em tempo hábil e célere depende desse processo de gestão”.
   width=
 
 
Ele frisa que este é um conhecimento que não se obtém no banco de uma faculdade de Direito, porque a graduação se limita a ensinar sobre as atividades fins. O docente avalia que está intrínseco na cultura brasileira as pessoas agirem sem pensar e isso é certeza de errar.
 
 
Os alunos aprovaram as aulas. O juiz Cássio Luís Furim da 1ª Vara de Lucas do Rio Verde observa que apesar de não ser o diretor do fórum ele precisa deste tipo de conhecimento para gerenciar a sua vara, gabinete e secretaria. “Atualmente não se admite mais um juiz que tenha apenas um conhecimento técnico no ramo do Direito. Ele não pode negligenciar na administração da Vara”, salienta.
   width=
 
O juiz Leonísio Salles de Abreu Júnior da 1ª Vara de São Félix do Araguaia endossa as palavras do colega. Ele avalia que todos os cursos de aperfeiçoamento são muito importantes e que com conhecimento na área pode fiscalizar o funcionamento das secretarias e cumprimento das diligências. “Este é um trabalho que tem que ser institucionalizado, tem que ser repassado para o gestor e os servidores, porque todos fazem parte de uma engrenagem. Temos que puxar conhecimento da área empresarial e tentar aplicá-lo na prática”.
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet