informe o texto

Notícias | Geral

Uso de carros no Brasil cresce assustadoramente e população fica em segundo plano

10/07/2013 - 11:27

Redação

 O uso do carro no Brasil cresce assustadoramente. Em 10 anos, o número de carros nas 12 metrópoles passou de 11,5 milhões para 20,5 milhões. O de motos, de 4,5 milhões para 18,3 milhões. E o governo tem culpa nisso.  Enquanto o acesso ao transporte privado ficou mais fácil nos últimos anos, o público ficou em segundo plano. Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), que mede a inflação no País, teve alta de 125% entre janeiro de 2000 e dezembro de 2012, o aumento das tarifas dos ônibus foi de 192% – 67 pontos percentuais acima da inflação. “O impacto disso é muito grande para as cidades. As classes mais baixas estão tendo acesso a um bem durável, mas do ponto de vista da qualidade de vida urbana é um desastre”, afirmou Carlos Henrique de Carvalho, técnico do IPEA.

Na Câmara, os deputados foram ao plenário discutir uma política nacional do transporte público. Na chamada “comissão geral”, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), criticou a falta de investimento adequado e acredita que esse momento de mobilização é fundamental para pressionar, sobretudo prefeitos, governadores e o governo federal. “O povo está como sardinha dentro de ônibus antigos, que não oferecem segurança nenhuma, e há uma passagem muito cara. O povo realmente não suporta mais e saiu para as ruas. Não basta reduzir a passagem em R$ 0,20. Tem que se investir em metrô e trens, melhorar a frota de ônibus”.

O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), autor do requerimento para a comissão geral, pediu um novo modelo de financiamento para o transporte público. “O transporte é financiado hoje 100% por quem paga a tarifa. Queremos buscar um novo modelo de financiamento e um novo modelo de transporte urbano para o futuro”, disse.  Segundo ele, apenas 45% das 38 maiores cidades do Brasil têm um plano de transporte urbano. “É muito pouco, quase 85% dos 180 milhões de brasileiros vivem em cidades”.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet