informe o texto

Notícias | Brasil

Mulheres na política

09/07/2013 - 16:03

Redação

 Segundo matéria disponível no site do Instituto, o levantamento foi realizado em abril, antes dos protestos que tomaram as ruas em todo o país. O estudo aponta ainda que 78% da população defendem a obrigatoriedade de divisão meio a meio das listas partidárias e 73% aprovam punições às legendas que não apresentarem paridade entre os dois sexos nas suas candidaturas.

A legislação brasileira atual, destaca o Instituto, reserva apenas 30% das candidaturas e 10% do tempo de propaganda eleitoral para cotas de sexo.

O Ibope fez 2.002 entrevistas em 143 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 11 e 15 de abril. A margem de erro é de 2% para mais ou menos.

O levantamento feito pelo Ibope também mostra que 80% dos brasileiros consideram que deveria ser obrigatória a composição dos legislativos municipais, estaduais e nacional por metade de mulheres.

O Instituto destaca que hoje o Senado Federal tem apenas oito senadoras em exercício num universo de 81 integrantes, e somente uma das 11 comissões permanentes da Casa é presidida por mulher.

Na Câmara, somente 40 são mulheres entre os parlamentares em cumprimento efetivo do mandato (outras três renunciaram e três estão licenciadas). E também só uma das 21 comissões permanentes tem uma deputada à frente.

 

Vídeos

Malagueta

Mais Lidas

Últimas Notícias

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet