informe o texto

Notícias | Geral

População sem assistência

07/07/2013 - 11:58

Cícero Henrique

 Dos 141 municípios do Mato Grosso, a grande maioria não possuem sequer um hospital geral, número que equivale a 61% das cidades do Estado. Os dados são do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes), ligado ao Ministério da Saúde. Mais de 700 mil matogrossenses precisam se deslocar para outras localidades quando necessitam de atendimento hospitalar. 

O levantamento feito pela Caldeirão Político mostra que do total, os municípios que têm menos de 10 mil habitantes (83,2%). Apesar da grande maioria das cidades ser pequena, há exceções.

As localidades sem hospitais se espalham por todas as regiões do Estado. 

Segundo a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado, 10 instituições hospitalares foram fechadas nos últimos dez anos no Estado, sendo a maioria de pequeno e médio portes.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que o ideal é que existam entre dois e três leitos para cada mil habitantes. A média brasileira é de 1,8 e a matogrossente está londe dessa realidade. Os estudos mostram que um hospital de média complexidade se torna viável em cidades com mais de 30 mil habitantes", aponta o especlista Almeida. 

O médico José Almeida Kreisel, acredita que o grande número de fechamentos das pequenas instituições é pelo baixo valor que recebem através do Sistema Único de Saúde (SUS). "Os de baixa complexidade recebem ainda menos que os que atendem alta complexidade. E têm mais dificuldades que os filantrópicos porque precisam pagar impostos", frisa. "Os municípios que não têm hospitais possuem um problema populacional, já que sem maternidade ninguém acaba nascendo nestas cidades", ressalta Kreisel. 

Falta de recursos 

Para a Associação dos Municípios do Paraná (AMM), a falta de recursos é a maior dificuldade para a manutenção de hospitais de pequeno porte. Apontam a regionalização como a melhor alternativa. Nestes municípios o importante é ter o atendimento básico. Se houver um bom hospital de referência na cidade polo da região já é o suficiente, acredita AMM. 

A maioria dos municípios tem estabelecimentos de saúde cadastrados Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes), ligado ao Ministério da Saúde. Mesmo assim oferece atendimento de saúde de péssima qualidade.

 

 

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES é base para operacio

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet