informe o texto

Notícias | Geral

PT quer Julier na disputa ao governo, mas não decarta alternativas

08/06/2013 - 21:18

Cícero Henrique

Wilian Sampaio, presidente do PT em Mato Grosso diz que o partido está de portas abertas para o juiz federal Sebastião Julier para disputar o governo em 2014. A posição da cúpula petista no estado foi tomada em reunião neste sábado, 8, em Cuiabá.

O PT-MT avalia que, apesar do juiz ser a grande cartada em 2014, outros nomes poderão disputar o pleito. Foram mencionados o deputado Alexandre César, o secretário de Educação, Ságuas Moraes, o ex-deputado federal Carlos Abicalil e o ex-vereador Lúdio Cabral, segundo colocado na eleição para a Prefeitura de Cuiabá. Mas, convenhamos, nenhum destes tem força para conquistar votos em todo o estado.
 
Um olhar mais profundo permite vislumbrar um cenário curioso. Na hipótese do juiz federal decidir disputar a eleição para governador de Mato Grosso, pode minar a pretensão do ex-procurador federal e senador Pedro Taques (PDT). Julier vestiria a capa de paladino da justiça com mais envergadura que o colega Pedro Taques, que hoje não é mais uma novidade para o eleitorado. O senador acabou sendo manchete devido a embates travados na imprensa mato-grossense, o que resultou em desgaste. Seu interlocutor acabou ganhando evidência e convites para candidatura.
 
Há quem arrisque sonhar com a dupla Julier - Taques. Mas qual deles se disporia a ser vice? 
 
É preciso ainda considerar a aliança PMDB/PT que a presidente Dilma Rousseff tem interesse em fortalecer em Mato Grosso. Não foi apenas para parabenizar o deputado federal Carlos Bezerra, eterno cacique do PMDB, que Dilma o recebeu em reunião fechada no mês passado. Bezerra já anunciou que o PMDB terá candidato ao governo do Estado. Um deles terá que aceitar o posto de "vice". Ou rachar.
 
A verdade é que a construção de candidaturas passa por complexa negociação. É preciso administrar vaidades, interesses políticos e financeiros. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet