informe o texto

Notícias | Geral

Luciara (MT) pode perder 50% da área do município para criação de reserva extrativista

04/06/2013 - 17:51

Cícero Henrique

O Instituto Chico Mendes reivindica 170 mil hectares em Luciara (1.200 Km de Cuiabá) para reserva extrativista. A proposta inicial desta reserva originou-se na monografia de um estudante da UFMT. Nesta, foram reivindicados 35 mil hectares. O processo está em andamento e pode ser homologado a qualquer momento.

Ontem, 3, o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM-MT), esteve no município para audiência pública que reuniu cerca de 500 pessoas. Segundo o deputado, todos contrários à ampliação da área de 35 para 170 mil hectares.
 
Caso seja efetivada a homologação da área maior, comprometerá 50% das terras do município de Luciara.
 
Para Dilmar Dal Bosco somente a votação da PEC-215* poderá frear a avidez demarcatória da Funai e Organizações Não Governamentais (ONGs) influenciadas por organizações estrangeiras com interesse nas terras mato-grossenses.
 
Em entrevista para o Caldeirão Político Dilmar Dal Bosco destacou o trabalho do deputado José Riva, que foi o primeiro a erguer a voz e debater em diversas regiões do Estado o avanço das demarcações de terras por meio de processos e relatórios da Funai.
 
Ambos, Riva e Dilmar, começam agora a organizar a sociedade para exigir a suspensão dos processos de demarcação em Mato Grosso e a imediata votação da PEC 215.
 
 
*A PEC 215 delega ao Congresso a competência para demarcação de terras indígenas e reservas extrativistas.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet