informe o texto

Notícias | Geral

‘Pulmão Inflável’ do MT sem Fumaça integra programação da ‘IX Semana do Meio Ambiente‘, que começa no dia 05

30/05/2013 - 09:48

CLÊNIA GORETTH

 O Ministério Público do Estado de Mato Grosso vai disponibilizar o ‘pulmão inflável’ do projeto ‘MT sem fumaça’ para receber estudantes de escolas públicas da Capital, durante a ‘IX Semana do Meio Ambiente – De gota em gota podemos salvar o planeta’ que começará na próxima quarta-feira (05.06), às 8h, na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. 

Durante o evento, cuja programação se estenderá até a sexta-feira (07.06), o Ministério Público também vai apresentar resultados do projeto ‘Verde Rio‘, que tem como objetivo a recuperação e preservação de áreas localizadas às margens do Rio Cuiabá. A ‘IX Semana do Meio Ambiente – De gota em gota podemos salvar o planeta’ é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. 

De acordo com a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini de Souza, o ‘pulmão inflável‘, onde é desenvolvido o projeto ‘MT sem fumaça‘, possui 220 metros quadrados. Exibição de vídeo, mesas interativas, exposições, fotos e equipamentos que permitem visualizar a ocorrência de queimadas em todo o país em tempo real são algumas das atrações que serão disponibilizadas aos estudantes. 

“O objetivo do referido projeto, que conta com a parceria do Corpo de Bombeiros, da Sociedade Mato-grossense de Pneumologia, Tribunal de Justiça, Universidade Federal de Mato Grosso e as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Saúde (SES) e Meio Ambiente (Sema), é orientar e sensibilizar a sociedade sobre os malefícios causados pela fumaça das queimadas, do cigarro e do fogão à lenha”, destacou a promotora de Justiça. 

Segundo ela, o ‘pulmão’ possui um mini auditório para 60 pessoas e mais três salas com capacidade para 20 pessoas cada uma. Durante a visita, os estudantes serão acompanhados por técnicos e profissionais da área que fazem a explanação dos temas. Na área externa, o Corpo de Bombeiros realizará simulações de treinamento. “As escolas municipais e estaduais interessadas em visitar o ‘Pulmão’ ainda poderão fazer o agendamento na Gerência de Educação Ambiental da Seduc”, disse a promotora de Justiça. 

PROJETO VERDE RIO – Entre as ações previstas no projeto ‘Verde Rio‘, que começou a ser desenvolvido em 2009, está a celebração de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com proprietários das áreas localizadas às margens do rio Cuiabá para realização de medidas de recuperação e preservação. Centenas de acordos já foram firmados entre o Ministério Público e moradores da região. 

“Muitos moradores já isolaram a APP e fizeram plantio de mudas e trilhas de acesso para evitar que as pessoas pisem nos barrancos, o que contribui para o processo erosivo da área. Nosso objetivo não é punir, mas orientar e conscientizar e, até o momento, nenhum morador foi processado judicialmente, já que estamos conseguindo fazer acordo com todas as famílias”, explicou a promotora de Justiça. 

Na próxima semana, entre os dias 05 a 07 de junho, o Ministério Público, em parceria com diversas instituições, promoverá atividades junto às comunidades ribeirinhas contempladas com o projeto. Nos dias 05 e 06 será realizada uma campanha para a retirada do lixo doméstico, móveis e sucatas acumulados nas comunidades Barra do Aricá, Barranco Alto I e II, Jatobá, Gleba Pequi, Santa Clara e Santa Bárbara. 

Também no dia 06, às 8h, será realizado um plantio simbólico de mudas de espécies nativas de APP do rio Cuiabá na Comunidade Engenho Velho, seguido de palestra educacional e apresentação cultural. Na sexta-feira (07), às 9h30, será realizado um ato de sensibilização sobre a importância da preservação ambiental na Escola Municipal da Comunidade Barranco Alto I.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet