informe o texto

Notícias | Legislativo

Proposta que cria Agente Comunitário da Terra é aprovada na CCJ da Câmara

22/05/2013 - 18:08

Fernando Meira Dias, de Brasília para o Caldeirão Político

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou nesta quarta-feira, 22, a Proposta de Emenda a Constituição (PEC 131) de autoria do deputado federal  Nilson Leitão (PSDB -MT), que cria o Agente Comunitário da Terra.

O Objetivo do Programa será orientar tecnicamente os agricultores familiares e assentados da reforma agrária para aproveitar melhor a produção de alimentos nessas terras.

“O Grande problema do nosso campo é a falta de acompanhamento técnico. Hoje os órgãos que faziam isso não funcionam mais. O Brasil é o maior produtor do mundo de soja, milho, algodão, porém de alimentos acaba sendo um dos piores, tendo que importar alimentos”, disse Leitão.

O Governo Federal vai destinar os recursos para as prefeituras, que terão a incumbência de contratar técnicos e engenheiros agrônomos para ajudar e orientar tecnicamente os agricultores.

 “O pequeno produtor tem terra boa, sabe produzir e o clima ajuda, mas ele enfrenta pragas e não tem tecnologia. Com o Agente comunitário ele terá essa equipe apoiando e orientando de como cuidar da produção”, ressaltou o deputado, que reafirmou que essa proposta é um grande passo para a melhora na qualidade de vida desses produtores.

Após aprovação da CCJ, será criada uma Comissão Especial para debater o assunto. O deputado Nilson Leitão espera que isso ocorra rapidamente, devido a importância da matéria. “Espero que a presidência da Casa acate rapidamente e que possamos instalar essa comissão que analisará o caso. É fundamental que seja nesse ano, já que certamente vamos ajudar  no aquecimento da economia no campo, já que teremos produção de alimentos de melhor qualidade, uma maior comercialização e certamente gerando e aumento a renda desses produtores”, disse.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet