informe o texto

Notícias | Legislativo

Congresso é cozinha de Dilma

22/05/2013 - 10:15

Cícero Henrique

As declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal(STF) ministro Joaquim Barbosa, que disse que o país tem"partidos de mentirinha" e que a Câmara dos Deputados e o Senado fazem o que o governo quer teve confirmação na noite de ontem,21, além do espetáculo da votação da Medida Provisória dos Portos.

O ministroJoaquim Barbosa disse ainda que a maioria dos projetos de lei não são de iniciativa do Legislativo, mas sim, do Executivo. Em outras palavras, o Congresso é inteiramente dominado pelo poder executivo.

Essa realidade não é diferente nos Legislativos Estaduais, onde as Assembleias estão à mercê dos governos estaduais. a maioria dos deputados tem funcionários empregados no executivo. Os parlamentares não  passam de despachantes, haja vista que dependem das emendas que só são pagas pelo governo para aqueles que seguem as orientações dos executivos. Já os deputados oposicionistas vivem com pires na mão.

Sem credencial

Ontem,21, na Câmara Federal, estava um funcionário da ministra Ideli Salvatti, acompanhando dentro do plenário os trabalhos e fazendo lobby junto aos deputados. Pasmem, sem credencial, o que foi motivo de discussão entre a oposição e os governistas.

O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse que a situação é vexatória e que os deputados e senadores que vão aos ministérios e no Planalto têm que marcar com antecedência, e isso não existe no Congresso Nacional.

Duante a votação do Projeto de Lei Complementar de Desoneração das Empresas, ficou evidente o debate sobre essa situação de presença de pessoas não credenciadas dentro do plenário, deixando até mesmo os deputados constrangidos.

O deputado federal Rubens Bueno (PPS) manifestou diante da mesa a bagunça que se encontra o plenário da Câmara, que durante votações tem lobistas circulando normalmente e atrapalhando os parlamentares. Disse ainda que viu funcionários de carreira rindo e fazendo piadinhas no fundo do plenário, como se aqui "fosse um boteco".

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet