informe o texto

Notícias | Legislativo

Base tem maioria em duas CPIs na Câmara de Cuiabá; veja quem são os atores escalados

10/05/2021 - 16:44 | Atualizada em 12/05/2021 - 18:41

Cícero Henrique

Base tem maioria em duas CPIs na Câmara de Cuiabá; veja quem são os atores escalados

Foto: Reprodução

O colégio de líderes da Câmara Municipal de Cuiabá decidiu, por votação direta, em reunião na manhã desta segunda-feira (10), os componentes das duas CPIs – Comissão Parlamentar de Inquérito. 

A primeira é a CPI dos Contratos, para 'apurar' irregularidades no contratos da prefeitura da Capital. Escrevemos 'apurar', entre aspas, pois com maioria governista, presidida por Chico 2000,  ferrenho defensor do prefeito Emanuel Pinheiro na Câmara,  e relatoria entregue a outro aliado, Demílson Nogueira (PROGR) e como membro o vereador Rodrigo de Arrua e Sá (CIDA). O prefeito tem 2 apoiadores contra apenas 1 da oposição. 

“Vamos verificar as obras da Orla do Porto, a Trincheira da Av. Miguel Sutil e o Córrego Mané Pinto – Av. 08 de abril. De quem é a responsabilidade? Da prefeitura, do governo do estado?”, questiona 2000, já sinalizando que esta CPI  servirá para que o grupo de Emanuel Pinheiro ataque o governador Mauro Mendes, de olho na disputa pelo Governo em 2022.  Sequer menciona os contratos de locação e dos semáforos (nada) inteligentes, alvo da operação Sinal Vermelho, que afastou o secretário da Semob Antenor Figueiredo. 

Já a CPI dos Medicamentos, para apurar o estoque de remédios vencidos, denunciado pela oposição, também é dominada pela base de Emanuel. Na presidência está Lilo Pinheiro (PDT), primo do prefeito. O relator é o vereador Marcus Brito Jr. (PV). A base agiu rápido após a denúncia e apresentou o requerimento de CPI antes que a oposição o fizesse.

O que os cuiabanos verão nos próximos 120 dias, a julgar pelo que a base protagonizou na gestão anterior, será um trabalho de exaltação da administração Emanuel Pinheiro, eleito pelos cuibanos mesmo depois do escândalo do paletó. As testemunhas de irregularidades e provas apresentadas pela oposição serão solenemente ignoradas. Quiçá estejamos errados.

CPI dos Contratos
Presidente: Chico 200 (PV)
Relator:  Demílson Nogueira (PROGRESSISTA)
Membro:  Rodrigo de Arrua e Sá (CIDADANIA)
Suplentes: Cezinha Nascimento (PSL), 1º suplente Kássio Coelho (PATR), 2º suplente e Lilo Pinheiro (PDT), 3º suplente.

CPI dos Medicamentos
Presidente: Lilo Pinheiro (PDT)
Relator:  Marcus Brito Jr. (PV)
Membro:   Marcos Paccola (CIDADANIA)
Suplentes: Dr. Luiz Fernando (REPUBLICANOS), 1º suplente Kássio Coelho (PATRIOTAS), 2º suplente e Cezinha Nascimento (PSL), 3º suplente.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet