informe o texto

Notícias | Brasil

Anatel definirá regras do leilão 5G sem restrições à chinesa Huawei

29/01/2021 - 11:46 | Atualizada em 30/01/2021 - 09:53

Jô Navarro

Anatel definirá regras do leilão 5G sem restrições à chinesa Huawei

Foto: Divulgação

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza na próxima segunda-feira (1º/2), às 10h00, sua 13ª. Reunião Extraordinária com item único na pauta: proposta do Edital de Licitação das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, que serão objeto do leilão de 5G (processo nº 53500.004083/2018-79). Os conselheiros definirão as regras do leilão 5G.

A minuta do edital do leilão que definirá o futuro da internet não traz impedimento para o uso de equipamentos de quaisquer fornecedores pelas operadoras, informa hoje o jornal O Estado de São Paulo. Na prática, nenhuma restrição à multinacional chinesa Huawei.

O presidente Jair Bolsonaro voltou atrás, desistindo de barrar a Huawei, como havia publicamente defendido. O que pesou na decisão foi a pressão da China, que condicionou o envio de insumos para vacinas contra a covid-19 à liberação da tecnologia da multinacional chinesa.

Embora os governos chinês e brasileiro neguem, a barganha é confirmada pelo edital do leilão.

Em 24 de novembro de 2020 o filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro, fez uma postagem no Twitter acusando a China de usar a tecnologia 5G para espionagem. Criou um incidente internacional e a embaixada da China no Brasil respondeu publicamente os "comentários difamatórios de um deputado brasileiro". 

Tanto Eduardo como pai seguiam as ordens do ex-presidente dos EUA Donald Trump. Com a derrota deste e a ascenção de Joe Biden, o presidente Bolsonaro ficou isolado, sem nenhum respaldo para comprar a briga com a gigante chinesa.  
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet