informe o texto

Notícias | Malagueta

NELSON TEICH DIZ QUE FALTA LIDERANÇA NO COMBATE À PANDEMIA NO BRASIL

26/12/2020 - 18:37

Redação

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich concedeu, hoje, uma entrevista ao jornal O Globo. Na sua visão, o governo federal falhou no combate à pandemia em vários aspectos. Ele também apontou falta de liderança.

"Falta de tudo: planejamento, estratégia, liderança, coordenação e informação. Tudo isso aí não é uma coisa só. As pessoas falam de temas como se fossem uma bala de prata. Dizem que a Coreia do Sul foi bem porque investiu em testagem, por exemplo. Mas a testagem faz parte de uma estratégia maior. É a forma de evitar que as pessoas passem (o vírus) para os outros. Os países que tiveram grande controle foram os que conseguiram evitar casos novos. Tem países que fizeram coisas diferentes e deram certo. É um conjunto de ações. Tem que ter diálogo imenso com estados, municípios, uma comunicação com a sociedade forte", declarou.

Ao ser questionado diretamente sobre falhas no enfrentamento à Covid-19 e acerca das razões para uma nova alta de casos no Brasil, Teich disse: "A Covid-19 suscita uma cooperação em todos os níveis. E o que o Brasil não tem é planejamento, estratégia, liderança, coordenação e informação. Isso não é uma coisa deste governo, deste ministério. É uma coisa que foi se estruturando ao longo de décadas. Quando ocorre uma sobrecarga como essa, ela realça as fraquezas. Liderança não é uma coisa que você consegue por decreto, precisa ser legitimada. O líder real não se impõe, ele é escolhido. Os estados, municípios precisam ver que é melhor estar com o governo federal do que sozinhos. E tem que haver um trabalho de comunicação também. Chegamos agora a um cenário parecido com o início da pandemia, com problemas de falta de equipamentos. Já devemos ter chegado a 220 mil mortos, porque há uma subnotificação".

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet