Sexta-feira, 27 de novembro de 2020
informe o texto

Notícias | Cidades

Unemat entrega diploma de Doutor Honoris Causa ao cacique Raoni

12/11/2020 - 20:50

Unemat entrega diploma de Doutor Honoris Causa ao cacique Raoni

Foto: Divulgação/Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) entregou o diploma de doutor honoris causa ao cacique Raoni, líder indígena Mebêngôkre (Kayapó), nesta quarta-feira (11.11), em ato cerimonial realizado em Colíder-MT.  A concessão foi aprovada pelo Conselho Universitário da Unemat (Consuni) em dezembro de 2019. A indicação é o reconhecimento por tudo que sua trajetória de luta pelos direitos dos povos indígenas e pela preservação da Amazônia representa para os povos originários do Brasil.

O diploma foi entregue ao homenageado pelo reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin, que reafirmou a importância que o cacique Raoni representa para os povos indígenas e, destacadamente, para a Unemat. “O título de doutor concedido faz jus a luta e ao conjunto de ações que o cacique Raoni desenvolveu e liderou ao longo de sua vida. Uma vida que é sinônimo de esperança de uma sociedade justa de respeito e preservação do meio ambiente e de defesa do seu povo. O cacique é uma liderança reconhecida mundialmente e a Unemat sente-se honrada em conceder o título de doutor ao cacique Raoni.” 

Raoni recebeu emocionado a homenagem e falou, em seu idioma, do imenso prazer em receber da Unemat o título de doutor honoris causa, pois este ato significa para ele e seu povo a luta pela permanência da floresta, da demarcação das áreas indígenas e da continuidade da vida. O cacique foi prestigiado também por seus familiares e pela neta Mayalú, egressa do curso de Geografia da Unemat, em Colíder, e primeira mulher com ensino superior completo do seu povo. (UNEMAT)
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet