informe o texto

Notícias | Geral

Frente fria causa chuva em parte do Sul, MS e faixa sul de SP

05/05/2013 - 09:03

Neste domingo (05/05) a frente fria deverá avançar para o norte do PR mantendo as chuvas o extremo norte do RS, SC, PR e parte do MS, Em algumas áreas as chuvas deverão ser intensas e há chance de acumulados significativos, principalmente no nordeste de SC e leste do PR, condições que podem provocar impactos à população das áreas atingidas. No RS, parte oeste e sul de SC estas chuvas ocorrerão entre a madrugada e manhã diminuindo com o passar das horas. Este sistema frontal deverá chegar ao sul de SP no final do dia, no entanto, a partir da tarde poderá chover em parte do centro-leste, sul e oeste de SP. Estas chuvas poderão chegar, de forma localizada, à capital paulista e áreas do alto vale e litoral norte de SP à noite, no entanto, a chance é pequena, de qualquer forma haverá um aumento da nebulosidade nestas áreas a partir da tarde. permanecerá a chance de pancada de chuva em boa parte dos Estados do Norte e na faixa norte da Região Nordeste entre o leste de PE ao centro-norte do MA, assim como no norte e noroeste do MT. Nestas áreas também haverá chance de chuvas intensas em alguns pontos. Nas demais áreas do país permanece o tempo seco. As temperaturas estarão baixas em boa parte do Sul do Brasil.
 
ANÁLISE DA IMAGEM DE SATÉLITE
Na imagem de satélite das 19:30 h do dia 04/05 há nuvens entre a Região Norte e nos países limítrofes a norte desta Região associadas à alta umidade do ar, calor e ao padrão de ventos nas camadas mais elevadas da atmosfera. No AP a nebulosidade é favorecida pelo ramo principal da ZCIT. Mo litoral norte da Região Nordeste outro ramo da ZCIT atua e favorece a formação de nuvens. Áreas de instabilidade geradas pela presença de uma frente fria, provocam nuvens entre o norte da Argentina, Paraguai e em parte da Região Sul do Brasil. Sistemas transientes e ventos em altitude provocam nuvens entre o Atlântico e o leste da Argentina. No interior do Brasil a massa de ar seco impede a formação de nuvens. 
 
CENTRO-OESTE
No norte e noroeste de MT: sol, variação de nuvens e pancadas de chuva a qualquer momento, localmente forte em alguns períodos. Em GO, no DF e no leste de MT: predomínio de sol. No centro-oeste e sul de MS: nublado com chuva , localmente forte. No noroeste e leste de MS e no sudoeste e nordeste de MT: sol, nebulosidade variável e pancadas de chuva à tarde. Em algumas localidades dessas áreas poderá chover forte. Nas demais áreas da região: sol e poucas nuvens. Temperatura máxima em declínio no sul de MS. Temperatura máxima: 33ºC no oeste de MT. Temperatura mínima: 15ºC no sul de GO. 
 
CUIABÁ
Parcialmente Nublado - Sol entre poucas nuvens. Máxima prevista 35ºC. A umidade relativa já começa cair de manhã e pode chegar a 30% à tarde. Segundo o Cptec a partir de segunda-feira a temperatura tende a cair, com máxima de 30ºC.
 
NORDESTE
Na faixa norte da região e no leste entre RN e PE: sol, variação de nuvens e pancadas de chuva, que poderá ser forte em algumas localidades. No leste da BA: sol e variação de nuvens. No Recôncavo Baiano e no litoral de SE: variação de nuvens e possibilidade de chuva. Na faixa sul do MA e do PI, nas demais áreas da BA e de SE e no interior de PE e de AL: predomínio de sol. Nas demais áreas da região: sol entre poucas nuvens e uma pequena chance de pancadas de chuva. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34ºC no oeste do MA. Temperatura mínima: 18ºC no interior da BA. 
 
NORTE
 No leste e centro-sul do TO: predomínio de sol. No oeste do TO e sudeste do PA: sol, variação de nuvens e pequena chance de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas do TO: sol entre poucas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva a qualquer momento. Nas demais áreas da região: sol, variação de nuvens e pancadas de chuva, que poderá ser forte em alguns pontos. Temperatura estável. Temperatura máxima: 33ºC no oeste da região. Temperatura mínima: 18ºC no sul do TO. 
 
SUDESTE
No extremo sul de MG e no alto e médio Vale do Paraíba paulista: sol, variação de nuvens e pequena chance de pancadas de chuva à tarde. No norte de SP, no Vale Histórico paulista, no RJ, em MG e no ES: predomínio de sol. Nas demais áreas da região: sol, nebulosidade variável e pancadas de chuva à tarde. Poderá chover forte no sul e oeste de SP. Temperatura máxima em declínio no sul de SP e de MG. Temperatura máxima: 30ºC no norte de MG. Temperatura mínima: 10ºC na Serra da Mantiqueira. 
 
SUL
No nordeste do PR: variação de nuvens e fortes pancadas de chuva à tarde. No norte do RS, centro-oeste de SC e no sudoeste do PR: muitas nuvens e chuva pela manhã, que poderá ser mais forte em alguns momentos. No nordeste do RS e no extremo sudeste de SC: nublado com possibilidade de chuva. Nas demais áreas de SC e do PR: nublado com chuva a qualquer momento, haverá chance de acumulados significativos em alguns pontos no nordeste de SC e leste do PR. No centro-noroeste do RS: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região do RS: predomínio de sol. Temperatura amena na região. Temperatura máxima: 26°C no nordeste do PR. Temperatura mínima: 9°C no sudoeste do RS.  
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet