informe o texto

Notícias | Executivo

Pré-candidatos em Cuiabá ainda não deslancharam

CUIABÁ

11/03/2024 - 09:46 | Atualizada em 11/03/2024 - 13:17

Cícero Henrique

Pré-candidatos em Cuiabá ainda não deslancharam

Foto: Reprodução

Como se pode falar apenas em pré-candidatos, sabemos quais são os postulantes a prefeito de Cuiabá. O pleito será disputado daqui a seis meses e alguns dias, no dia 6 de outubro, num domingo. Mas, como se sabe, a disputa não ocorre apenas nos 45 dias em que a campanha é legal. Antes mesmo da campanha oficial, há a pré-campanha.

A rigor, ainda não há o que costumam chamar de pré-campanha. Mas, na prática, aqueles que planejam disputar mandato de prefeito e vereador já estão se apresentando aos pares — possíveis aliados — e, sobretudo, aos eleitores. Aqueles que são menos conhecidos estão corretos ao anteciparem a apresentação de seus nomes e imagens. Porque enfrentarão candidatos bem conhecidos, com imensa exposição na mídia, e há vários anos.

Quem deixar para se apresentar a partir de junho, ou depois das convenções — que serão de 20 de julho a 5 de agosto —, ou então em cima da hora, nos 45 dias legais de campanha, pode não se tornar tão conhecido como os ditos profissionais da política, aqueles que disputam quase todas as eleições, para ganhar ou para fixar seu nome no “inconsciente” dos eleitores.

No momento, em Cuiabá, há quatro pré-candidatos — Lúdio Cabral (PT), Abilio Brunini (PL), Juca do Guarana (MDB) e Eduardo Botelho (União Brasil).

Dos quatro, Eduardo Botelho, Abilio Brunini e Lúdio Cabral são os mais bem posicionados, de acordo com as pesquisas de intenção de voto.

Governista tendem a ficar entre os favoritos

O deputado Eduardo Botelho foi o escolhido pelo governadeor Mauro Mendes, por isso está entre os primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto. Mas falarserá eleito é outra história. Em política tudo pode acontecer, nem sempre o que está na frente nas pesquisas é o vencedor.

O candidato do PT, Lúdio Cabral, conta com o apoio direto de Lula da Silva. Mais articulado do que em eleições anteriores, está buscando formatar uma chapa de centro-esquerda.

Já o aguerrido candidato do PL, Abilio Brunini está muito vivo neste pleito eleitoral e também vai contar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, que virá em Cuiabá no dia 8 de abril.

A campanha política está estabilizada, segundo os analistas. Isto quer dizer que a pré-campanha dos três ainda não deslanchou. Estão tecnicamente empatados. Frise-se, antes, que não estão nada mal nas pesquisas. Pelo contrário: os três estão muito bem avaliados. Portanto, um deles tem chance de ser prefeito de Cuiabá.

Como o quadro é de segundo turno, a situação de Lúdio Cabral, Eduardo Botelho e Juca do Guarana é melhor. Porque um deles poderá apoiar o outro na disputa seguinte. Abilio Brunini, no segundo turno, irá com quem? Corre o risco de ficar isolado. Porém, se tivesse a base governista, poderá ser eleito. Mas os governsitas estão com Botelho.


 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet