informe o texto

Notícias | Brasil

PF prende 18 pessoas em DUAS MINAS DE OURO ilegais na fronteira Brasil/Bolívia

Vários equipamentos foram destruídos e outros apreendidos

04/03/2024 - 09:53 | Atualizada em 06/03/2024 - 10:55

PF prende 18 pessoas em DUAS MINAS DE OURO ilegais na fronteira Brasil/Bolívia

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal concluiu no último sábado, dia 02/03, ações operacionais de combate à extração ilegal de ouro em  garimpos situados no município de Pontes e Lacerda/MT, com o cumprimento mandados de busca e apreensão e desintrusão de garimpo com a deflagração das Operações  Mina do  Bananal e  Mina de Ernesto. 

Foram 06 dias de trabalho em região de mata fechada, para alcançar  os pontos de usurpação de  matéria-prima da União por extração ilegal de ouro. 

Segundo a Polícia Federal, as atividades resultaram na  prisão em flagrante de 18 pessoas.



No primeiro dia de ação, segunda-feira, 26/02, os policiais encontraram, nas proximidades da Reserva Ecológica do Bananal, um  sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia. Houve a apreensão  279 gramas de ouro na posse de 09  garimpeiros, que foram presos.





Já nos  vários  pontos fiscalizados da Mina de Ernesto, foram encontrados garimpos  tipo aluvião, com a utilização de pá-carregadeira, que foi  apreendida pela Polícia Federal e será destinada à órgãos de segurança pública. 

No local foram destruídos: 02 bombas d’água, 01 motor de dragagem, uma estrovenga e um moinho de garimpagem, além de diversas barracas e ferramentas manuais. Ainda foram inutilizados no local cerca de 400 litros de diesel. Houve a apreensão ainda de 02 frascos contendo mercúrio.



Após o encerramento das atividades de campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e o possível envolvimento de proprietários rurais da região. 

O principal objetivo é descapitalizar as organizações criminosas que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, gerando  enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.

BALANÇO  DAS OPERAÇÕES

OPERAÇÃO MINA DO BANANAL

Destruídos
02 geradores a combustão
02 britadeiras elétricas
03 detectores de metal
5 kg de nitrato de amônia
Um acampamento de garimpeiro
100 litros de diesel

Apreendidos
03 motos
01 carretel explosivo
13,5 emulsões explosivas 
279 gramas de ouro



Prisões em Flagrante
09 presos em flagrante por extração ilegal, usurpação de matéria prima da União, associação criminosa e posse e emprego de artefato explosivo.

OPERAÇÃO MINA DE ERNESTO

Destruídos
01 bomba de dragagem
02 bombas d'água
01 moinho 
01 estrovenga
03 acampamentos

Apreensões 
01 moto
01 pá carregadeira
02 frascos de mercúrio

Prisões em Flagrante
09 presos em flagrante por extração ilegal, usurpação de matéria prima da União, associação criminosa e posse e emprego de artefato explosivo.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet