informe o texto

Notícias | Executivo

Carro fura bloqueio e tenta invadir residência oficial de Lula em Brasília e leva tiros

POLÍCICA FEDERAL ESTÁ INVESTIGANDO

24/02/2024 - 17:24 | Atualizada em 25/02/2024 - 08:50

Redação

Carro fura bloqueio e tenta invadir residência oficial de Lula em Brasília e leva tiros

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um carro furou o bloqueio na chegada ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República em Brasília, que se encontrava no local. Segundo fontes, os agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) atiraram contra o veículo. O primeiro disparo foi de advertência, ainda na altura do Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente. 

Em nota, a Polícia Federal afirmou que já iniciou as diligências para elucidar as circunstâncias. O diretor-geral da Polícia Federal determinou à Diretoria de Proteção à Pessoa (DPP) a instauração de inquérito policial. A corporação aguarda comunicação formal do Gabinete de Segurança Institucional, responsável pelos bloqueios e abordagem, relatando detalhes do ocorrido para auxiliar nas investigações. As informações são do portal R7.

Após os disparos, o carro retornou, passou por cima da barreira de fura-pneu, quando recebeu outro tiro. Após o segundo disparo, ele foi embora com tiro e pneu furado. Até o momento não houve prisão e um dos motivos seria o fato de não terem anotado a placa. O outro motivo para demora seria o fato de não haver câmeras próximo ao jaburu.

Apesar do incidente, a movimentação no Palácio da Alvorada ao longo do dia está tranquila. O presidente Lula passa o final de semana em Brasília. Na semana que vem, o presidente viaja para a Guiana, onde participa da 46ª Cúpula do Mercado Comum e Comunidade no Caribe (Caricom). Em seguida, segue para a Ilha de São Vicente e Granadinas. Lá, participa da  Cúpula da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (CELAC).

Reincidência 

Em 2021, um homem de 45 anos foi preso depois de tentar invadir o Palácio da Alvorada. Uma equipe do Exército que faz a segurança do local impediu a entrada do homem no Alvorada ao efetuar um disparo de arma de fogo contra ele. Apesar disso, segundo a PM, o homem não ficou ferido.

Após ser detido pelos militares, o homem foi encaminhado à sede da Polícia Federal em Brasília. 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet