informe o texto

Notícias | Jurídico

Barroso: invasão foi meticulosamente planejada

09/01/2024 - 07:09 | Atualizada em 10/01/2024 - 14:56

Redação

Barroso: invasão foi meticulosamente planejada

Foto: Agência Senado

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que a depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro foi um ataque meticulosamente planejado. Em discurso durante a cerimônia intitulada “Democracia Inabalada”, realizada nesta segunda-feira (8) no Congresso Nacional, o ministro ressaltou que a invasão não foi um fato isolado, sendo precedida de anos de ataques às instituições, ofensas a seus integrantes, ameaças de naturezas diversas e disseminação de ódio e mentiras.

Para Barroso, a destruição física dos prédios foi incapaz de abalar o que cada um dos Poderes simboliza, já que "não existe mais espaço para a quebra da legalidade constitucional no Brasil".

O ministro ressaltou que instituições humanas não são perfeitas, sendo passíveis de erros e críticas, devendo ter compromisso com o próprio aprimoramento. Barroso destacou que a democracia permite que todos sejam livres para expressar suas opiniões e participar da vida pública conforme sua convicção. Para ele, a cerimônia no Congresso serve para renovar a crença na democracia e na harmonia entre os Poderes.

— Que venha um tempo de pacificação, no qual as pessoas que pensam de maneira diferente possam se sentar na mesma mesa e expor os seus argumentos em busca da melhor solução, sem se ofenderem ou se desqualificarem. Nós precisamos de um choque de civilidade no país. Ódio, mentiras e golpismo nunca mais.

O presidente do STF também garantiu que os crimes de tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, além da depredação do patrimônio público, estão sendo punidos pela Justiça na forma da lei. (Fonte: Agência Senado)
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet